Fies 2022: Inscrições para o 1º semestre se encerram nesta sexta-feira

Cada estudante poderá se inscrever em até três opções de curso; o resultado dos pré-selecionados será divulgado em 15 de março

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 1º semestre de 2022 se encerram nesta sexta-feira, 11. A candidatura pode ser feita pelo portal do programa, onde o estudante encontra o cronograma completo do processo seletivo. Cada estudante poderá se inscrever em até três opções de curso. Neste ano, serão ofertadas 110.925 vagas.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. Foto: Divulgação 

PUBLICIDADE

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e ofertados por instituições privadas de educação superior aderentes ao programa.

Desde 2018, a iniciativa passou a ter taxa zero de juros. O empréstimo pode ser pago após a conclusão da graduação.

O resultado dos pré-selecionados será divulgado no dia 15 de março. O prazo para fornecer informações complementares da inscrição será entre 16 e 18 de março. Já a convocação para a lista de espera acontecerá de 16 de março a 28 de abril. O estudante que não for pré-selecionado na chamada única será automaticamente incluído na lista de espera.

Para participar, o candidato tem que ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as edições de 2010 a 2021; obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos; não ter zerado a redação; e não ter participado da edição como "treineiro" (sem o ensino médio completo). Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.