PUBLICIDADE

Eventos, aventura e incentivo em alta

Por Agencia Estado
Atualização:

Estimativas sobre o crescimento do turismo e de suas ramificações não faltam e, conseqüentemente, o de mercado de trabalho. A Organização Mundial de Turismo (OMT) prevê, por exemplo, que os segmentos que mais devem crescer são os de eventos, aventura e incentivo (pelo qual empresas premiam clientes, colaboradores e funcionários.) Segundo a OMT, a quantidade de ?viajantes incentivados? pelo mundo deve movimentar US$ 1,6 bilhão até 2020. O Brasil deve acompanhar essa tendência de crescimento. O meio corporativo também estimula o setor, ainda que indiretamente. É cada vez maior o número de grandes companhias e pequenas empresas que percebem a importância de premiar, incentivar e valorizar o seu público interno. O empresariado brasileiro, garantem as consultorias que planejam programas de incentivo, está percebendo que as ferramentas do marketing de incentivo podem reforçar a auto-estima dos funcionários, identificando-os com os objetivos da empresa, ou seja, fazendo-os ?vestir a camisa?. Viagens na memória Entre os prêmios concedidos aos gratificados, as viagens de incentivo costumam ser bem aceitas por parte dos funcionários e das empresas. Um estudo realizado pela Incentive House, agência de marketing de relacionamento do Grupo Accor no Brasil, por exemplo, revelou que os prêmios em dinheiro nem sempre são os mais lembrados por parte dos funcionários. Em alguns casos, muitos deles confudem premiações em espécie com o próprio salário, levando à perda do efeito motivador inicial. Além disso, o tempo de permanência de uma viagem na memória da pessoa premiada pode chegar a oito anos, enquanto a média do recall para carros ou outros bens é de quatro anos, apostam os idealizadores dos programas. ?As lembranças vindas das viagens estão ligadas às fotos e às histórias que elas geram?, diz André Sa Sapoznik, que comanda a Incentive House. Calendário integrado As discussões se intensificam. O Brasil sedia, por exemplo, Latin America and Caribbean Incentive & Meetings Exhibition a (Lacime 2004). O evento será nos dias 23 a 25 de junho, no Transaméria Expo Center, em São Paulo. A Associação Brasileira dos Agentes de Viagem, de São Paulo, Braztoa e Sindetur-SP lançaram um Calendário Integrado de Cursos de Turismo 2004, numa tentativa inédita que une as entidades represetantivas do setor e fortalece a prática da capacitação profissional. Ao todo são mais de 50 opções de cursos que se destinam aos atuais e futuros profissionais do setor e versam sobre temas variados. leia também   Turismo aquece mercado para profissionais da cultura   Empreendimentos têm boa taxa de contratação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.