Estudantes brasileiros em Portugal elogiam estrutura, mas reclamam de ‘panelas’

Alunos encontram boas escolas, mas falta de debate em sala e pouco contato com portugueses incomoda

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Por Julia Marques
Atualização:
Algarve. Brenda vê pouca integração em sala Foto: Amanda Lins de Farias Mousinho Meira

Habituada às greves na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brenda Brito, de 25 anos, tinha pelo menos uma certeza quando começou a estudar Comunicação na Universidade do Algarve (UAlg), no sul de Portugal, em 2016: a de que o curso terminaria no tempo certo. Brenda voltou a fazer o Enem após desistir da graduação em Arquitetura na UFPB e, com a nota, conseguiu uma vaga na instituição portuguesa. 

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“Em estrutura, a universidade é muito boa. Tem restaurante universitário, cadeiras em dia.” Mas Brenda vê diferenças na metodologia das aulas - com menos debates - e dificuldade de integração entre brasileiros e portugueses. “Fazemos trabalhos de grupos com brasileiros. Os portugueses são fechados”, diz. 

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Fillipe Maya, de 19 anos, estudante do 1.º ano de Bioengenharia na Universidade do Porto, no norte do país, tem percepção parecida. Na turma de 80 alunos, é um dos cinco brasileiros e se relaciona mais com os conterrâneos e estrangeiros não portugueses.

Também sente o distanciamento na relação entre professores e alunos. No início do curso, estranhou a cobrança de cálculo, que não aprendeu no ensino médio. “Ofereceram curso de nivelamento nas primeiras semanas para conseguirmos acompanhar”, lembra. 

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Apesar dos desafios, o estudante, do Tocantins, elogia a universidade e destaca a segurança na cidade. Embora tivesse nota suficiente para cursar Engenharia de Petróleo na Universidade Federal Fluminense (UFF), ele escolheu a experiência internacional e não se arrepende. “Minha mãe até falou: ‘Mesmo mais longe, fico mais tranquila que você esteja em Portugal do que no Rio.”

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Reitor da UAlg, o professor Paulo Águas destaca a oportunidade de contato multicultural na instituição. “Todos os anos, a UAlg organiza uma semana de acolhimento para os estudantes internacionais.” 

Vice-reitora da Universidade do Porto para as Relações Externas e Cultura, Fátima Marinho define os estudantes brasileiros como empenhados e diz que a instituição “tenta integrá-los, fazendo-os sentir em casa.”

Critérios. A escolha de uma universidade no exterior deve ser precedida de muita pesquisa. É o que defende Andrea Tissenbaum, especialista em educação internacional e autora do Blog da Tissen, no site do Estado. “(Os alunos) têm de entender quem está dando aula no lugar para onde querem ir e o que esse lugar traz de inovação.” 

Para ela, Portugal tem áreas fortes como Direito, Engenharia, Arquitetura, Economia, Business, Literatura e Sociologia. E outras nem tanto, como Design, Publicidade e Propaganda e Marketing. “Não é por ser estrangeiro que é melhor do que o nosso. Temos excelentes graduações no Brasil.”

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