Entenda as mudanças no vestibular da Unesp

A prova, que antes era realizada em fase única de três dias de prova, passará a ser feita em duas fases

da Redação,

19 de março de 2009 | 15h33

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou as esperadas mudanças para seu vestibular. A Fuvest também propôs, no início do mês, mudanças em seu vestibular. A prova, que antes era realizada em fase única de três dias de prova, passará a ser feita em duas fases, uma em novembro e outra em dezembro, a partir desse ano. Além disso, as questões deixarão de ser divididas em matérias, valorizando a interdisciplinaridade. Entenda todas as mudanças.

 

Veja também:

linkConselho aprova mudanças propostas para vestibular da Unesp

linkFuvest deve mudar a partir deste ano

linkEntenda as mudanças propostas para o vestibular da Fuvest

forum Você concorda com as mudanças propostas para o vestibular da Fuvest?

 

Provas

 

Como era: o vestibular da Unesp era realizado em apenas uma fase, tendo três dias de prova seguidos. No primeiro dia, os alunos realizavam uma prova de 84 questões de múltipla escolha. Já no segundo dia os vestibulandos passavam por 25 questões discursivas. E no terceiro dia, terminavam com 10 questões dissertativas e uma redação.

 

Como ficou: Vestibular passa a ter duas fases, com três dias de prova. A prova da primeira fase terá 90 questões de múltipla escolha e terá caráter eliminatório.

 

Apenas serão convocados para a segunda fase os alunos mais bem classificados na primeira fase, sendo cerca de 4 a 6 por vaga. No primeiro dia de prova, os alunos responderão a um total de 24 questões discursivas. Já no segundo dia, a prova terá 12 questões discursivas e uma redação.

 

Temas cobrados

 

Como era: A primeira prova cobrava conhecimentos gerais: geografia, história, língua estrangeira - inglês ou francês -, matemática, física, química e biologia. Já a segunda prova trazia questões de matérias ligadas a conhecimentos específicos da área do curso escolhido. E a terceira prova trazia questões sobre língua portuguesa e uma redação.

 

Como ficou: A primeira prova agora traz questões de conhecimentos gerais sobre três conjuntos de temas: o primeiro conjunto será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que abrange as áreas de português, língua estrangeira, educação física, arte e informática. O segundo se chamará Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática, física, química e biologia. O último bloco, Ciências Humanas e suas Tecnologias, incluirá as tradicionais história e geografia, mas terá ainda sociologia, antropologia, política e filosofia, disciplinas normalmente não cobradas nos vestibulares. Já na segunda prova os alunos responderão a questões sobre ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Na terceira e última prova ele enfrentarão perguntas sobre linguagens e códigos e suas tecnologias e uma redação.

 

Duração da prova

 

Como era: Todas as provas tinham 4 horas de duração

 

Como ficou: Todas as provas tiveram um acréscimo de meia hora, passando a ter 4h30 de duração

 

Interferência do Enem

 

Como era: 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 4% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades)

 

Como ficou: 20% da nota de Conhecimentos Gerais, quando superior a ela, o que representa 10% da nota final (para cursos em que não há prova de habilidades)

Tudo o que sabemos sobre:
Unespvestibulareducação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.