Enem tem questões parecidas com itens de prova da Fuvest, diz professor

A coincidência entre enunciados e imagens de perguntas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares antigos causou polêmica entre professores de cursinho e estudantes. O professor de Biologia do cursinho da Poli Fábio José disse que a questão 80 da prova Rosa do Enem tem o mesmo desenho, embora o enunciado não seja igual, à primeira questão do vestibular da Fuvest, usado para o ingresso na Universidade de São Paulo, de 2008.

Juliana Diógenes, Especial para o Estado

28 Outubro 2013 | 17h18

"Os itens são os mesmos. O que o Enem fez foi mudar o topo do desenho. Trocou letras por números só para dar uma disfarçada. É o mesmo desenho e a resposta é a mesma alternativa da Fuvest", afirmou. De acordo com ele, nas provas de Biologia do Enem essa foi a primeira vez que constatou uma questão com enunciado semelhante e imagem idêntica. "Quem fez a Fuvest nesse ano ou estudou por essas provas da Fuvest levou vantagem".

Fábio José citou ainda a questão 78 do Enem, cuja imagem é "idêntica" à questão 2 da prova específica da Fuvest em 2007. "O desenho é o mesmo, mas o que o Enem cobrou nessa questão foi bem mais simples do que o cobrado na Fuvest. Nesse caso, não acho que alguém tenha sido prejudicado".

Mais conteúdo sobre:
enem educação prova exame

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.