Estadão
Estadão

Enem será em dois domingos; tire suas dúvidas sobre as mudanças no exame

Outra alteração é que não serão mais divulgados os resultados do Enem por escola, o que permitia fazer um ranking de colégios

O Estado de S. Paulo

09 Março 2017 | 21h29

A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixará de ser feito em um fim de semana (sábado e domingo) para ser aplicado em dois domingos consecutivos - a edição de 2017 será nos dias 5 e 12 de novembro. A medida integra um pacote de mudanças divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Outra alteração é que não serão mais divulgados os resultados do Enem por escola, o que permitia fazer um ranking de colégios. 

1. O exame ainda será realizado em dois dias?

Sim, mas agora será em dois domingos consecutivos (dias 5 e 12 de novembro), em vez de em um fim de semana inteiro, como ocorreu em 2016.

2. Como será a distribuição dos assuntos por prova?

O primeiro domingo terá Linguagens, Código e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e também Redação, com 5 horas e 30 minutos de prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias ao longo de 4h30.

3. Mudam os cadernos?

Sim, serão personalizados com o nome do candidato.

4. Ainda será possível conhecer as escolas mais bem colocadas no Enem?

Não. O governo não vai mais divulgar o resultado do exame por escolas, de modo que não será possível um ranking. A ideia é não fazer “propaganda falsa”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho. Para ele, a melhor forma de aferir o ensino é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

5. Como fica agora a certificação do ensino médio?

Até o ano passado, o Enem servia como certificado deste grau de ensino, mas agora ele não terá mais essa função. Para ter esse comprovante, será necessário fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.