
04 de outubro de 2010 | 11h03
Veja também:
Enem deve privilegiar questões de meio ambiente, apostam professores
Temas verdes devem fazer parte da prova
Questões internacionais podem aparecer
“Podemos esperar perguntas que abordem a importância do voto e dos cargos públicos, sobre o funcionamento da República, sobre direitos e deveres dos cidadãos”, diz Castro. Portanto, não é preciso perder tempo tentando decorar siglas ou números de candidatos. “Em tese, as questões são claras, sem pegadinhas. O segredo é usar o bom senso.”
O professor Omar Bumirgh diz não acreditar que caia na edição deste ano algo diretamente ligado às eleições. “Talvez tenha questões falando de políticas afirmativas do governo, como o Bolsa Família”, afirma. “A situação do Brasil está distante do ideal, mas os índices sociais estão melhorando. A prova pode indagar as razões disso.”
Além de trazer um conteúdo recorrente no Enem de anos anteriores, questão sobre os índices de desempenho social, educacional e econômico do País podem verificar ao mesmo tempo a capacidade do aluno de interpretar gráficos e tabelas. “Dados mostram que houve uma evolução, embora tímida, na questão social”, lembra o professor André Guibur.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.