SERGIO CASTRO/ESTADÃO.
SERGIO CASTRO/ESTADÃO.

Enem digital será apresentado na próxima semana, diz ministro

Versão online do exame estava prevista para ocorrer neste ano, mas foi cancelada

Luiz Fernando Toledo, O Estado de S. Paulo

23 Outubro 2015 | 16h05

SÃO PAULO - O ministro da educação Aloizio Mercadante afirmou nesta sexta-feira,  23, que um modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virtual será apresentado na próxima semana. "Vamos apresentar o projeto, ainda um piloto, mas muito inovador, que vai nos dar uma boa avaliação ao longo de 2016 de termos uma prova eletrônica", disse ele. A substituição da prova impressa, para especialistas, é uma tendência para o Enem, o mais importante vestibular do País. 

No começo do ano, o ex-ministro Cid Gomes cogitou aplicar o Enem digital para todos os candidatos já em 2015. A hipótese, porém, foi descartada e o edital fixou a possibilidade de experimentar a versão online com treineiros, opção também descartada. 

O exame não precisaria ser realizado em um fim de semana. Em salas credenciadas pelo MEC, cada candidato poderia fazer uma prova diferente: são dadas perguntas mais difíceis até que ele erre e fique definido o patamar de conhecimento. Esse modelo, dizem especialistas, é até mais preciso para medir proficiência. O MEC também já admitiu que é necessário aumentar o banco de questões. 

Mais conteúdo sobre:
enem mercadante mec enem online enem digital

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.