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Empresa vai à escola com os cursos in company

Instituições de ensino vêem crescer a demanda por cursos personalizados, que atendem necessidades específicas das empresas

Por Agencia Estado
Atualização:

A demanda por cursos in company, personalizados para empresas, já é maior em algumas instituições de ensino executivo do que a grade convencional. Em época de contenção de despesas, as companhias recorrem a essa prática, que oferece um conteúdo desenvolvido de acordo com necessidades específicas do negócio, melhora o relacionamento entre os funcionários e, principalmente, apresenta alto índice de freqüência, uma vez que os alunos não se deslocam do trabalho. O aumento da procura por cursos in company da Fundação Dom Cabral chegou a 40% neste ano, sendo que os abertos diminuíram 15% no mesmo período. ?O in company acelera a formação da massa crítica dentro da empresa ao fornecer um conhecimento tácito coletivo, diferentemente de um curso que alcança apenas um ou dois executivos que deverão transmitir o conhecimento adquirido em um prazo mais longo?, analisa a gerente de Projetos, Silene Magalhães. Para ela, o in company democratiza o acesso à informação e evita a concentração no alto-escalão. ?Trata-se de uma questão conjuntural. Se a economia melhora, o sistema aberto voltará ao equilíbrio, porque não deixa de ser um bom investimento?. Silene informou que os temas mais procurados são liderança, desenvolvimento gerencial em marketing, finanças e alinhamento estratégico. Crescimento de 80% O professor Murilo Furtado de Mendonça, do Ibmec, informou que os cursos in company aumentaram 80% neste ano, somando 6.500 horas no atendimento a 30 empresas. Os mais requisitados foram os de gestão de suprimentos, marketing e finanças. ?Fizemos um trabalho intenso de divulgação nestes quatro anos, tendo em vista que o Ibmec é conhecido em MBA de finanças no mercado, mas não tanto sistema in company?. A Fundação Getúlio Vargas realiza o in company há cerca de 15 anos. ?Não se trata de um MBA enlatado, mas de um atendimento diferenciado, desenvolvido especialmente para as empresas. Junto a professores internacionais, demos um curso Aeroespacial de 5.ª Geração na Embraer?, exemplifica o diretor da Escola de Administração de São Paulo (EAESP/FGV), Fernando Meirelles. O professor da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), Almir Ferreira de Souza, explica que os cursos quando administrados na própria fundação apresentam a vantagem do enriquecimento da discussão pela diversidade da procedência dos alunos. A FIA/USP oferece cursos específicos (varejo, tecnologia, terceiro setor etc) e generalistas (marketing, finanças, liderança etc). leia também Aluno perde a vantagem do "networking" Estrangeiras também têm procura maior por cursos sob medida

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