Em seis horas, Enem recebe 300 mil inscrições

Previsão do Inep é chegar a 6 milhões de inscritos; sistema fica aberto até 10 de junho

Agência Brasil

23 Maio 2011 | 17h24

Nas seis primeiras horas de inscrição, cerca de 300 mil estudantes se candidataram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O processo começou às 10h desta segunda-feira, 23, e segue até 10 de junho, exclusivamente pela internet, neste site.

 

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas não pagam.

 

Veja também:

 

linkEnem 2011 começa a receber inscrições

linkPasso a passo da inscrição

documento Edital reúne todas as regras da prova

documento MEC esclarece o que cai na prova

 

Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

 

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.