Em química, segunda fase da Fuvest cobra reações orgânicas

Etapa discursiva do vestibular começa neste domingo e vai até terça-feira, com 38 questões e a redação

Carlos Lordelo, do Estadão.edu,

04 Janeiro 2012 | 21h55

SÃO PAULO - Professores de química, após analisar as últimas provas de segunda fase do vestibular da Fuvest, dizem que a banca prioriza questões sobre orgânica e cobra especialmente reações. Eles também sugerem aos estudantes que façam revisão de temas como equilíbrio químico e estequiometria nas vésperas das provas. A etapa discursiva do processo seletivo para USP e Santa Casa começa neste domingo, 8.

 

“A alta incidência de orgânica se explica por ser um assunto que exige uma resolução mais elaborada”, afirma Saulo Theodoro, que ensina no Colégio Stockler. “A probabilidade de cair na segunda fase é ainda maior porque orgânica não foi abordada na primeira etapa.”

 

Para o professor do Objetivo Fábio Salles, o aluno deve aproveitar os últimos dias para rever os conceitos de química e responder a questões que caíram nos últimos anos. “O vestibulando pode ter esquecido algum detalhe.”

 

Veja dicas do professor Adauto Pessoa, do Cursinho da Poli:

 

 

Cerca de 31,5 mil estudantes foram classificados para a segunda fase da Fuvest. No domingo, eles fazem a prova de língua portuguesa e redação e, na segunda-feira, resolvem questões sobre história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês – algumas delas são interdisciplinares. Na terça-feira caem mais 12 questões de duas ou três matérias relacionadas ao curso escolhido pelo candidato. Estão em jogo 10.952 vagas.

 

O professor de biologia Luiz Carlos Bellinello, do Objetivo, diz que os exames discursivos “ainda são uma incógnita”, já que o atual modelo da Fuvest só existe há dois anos. “Não sabemos por que, por exemplo, a prova do segundo dia tem sido mais difícil que a do terceiro.” Ele sugere aos estudantes que sejam claros e diretos na resposta, “sem entrar em divagações”.

 

Ismael Andrade, do Stockler, ressalta que poderá haver questões no segundo dia de provas que inter-relacionem biologia e química. Ele chama a atenção dos alunos para temas da atualidade que podem motivas perguntas, como o novo Código Florestal, o aquecimento global e as pesquisas com células-tronco.

 

Veja dicas do professor Eduardo Leão, do Cursinho da Poli:

 

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