Em que idade o filho deve ser alfabetizado?

Com apenas 4 anos de idade, a brasiliense Camila Figueiró Dias aprendeu a ler e escrever. Bastaram os primeiros contatos com as letras no jardim de infância para que ela, por conta própria, corresse atrás do resto. Hoje, com 5 anos, a pequena consegue até acompanhar filme legendado na TV. ?Ela é terrível?, diverte-se o pai, Renato Dias. Enquanto a família de Camila se envaidecia, os casais conhecidos se preocupavam. Seus filhos, com a mesma idade, ainda estavam longe de esboçar qualquer intimidade com a leitura e a escrita. Para especialistas, porém, isso não é motivo para preocupação. Na alfabetização, cada criança tem seu próprio ritmo. Segundo o neuropediatra e professor da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Nogueira Aucélio, a faixa de tempo da alfabetização é ampla, dos 4 aos 7 anos. ?Depende do desenvolvimento cerebral. Antes da alfabetização, o cérebro tem de passar por diversas fases. Uma delas é a aquisição das noções de espaço e tempo. Outra é a coordenação motora fina, como fazer bem o movimento de pinça com os dedos.? Mas nem tudo depende só da criança. Ela pode ser incentivada a se interessar pela leitura e pela escrita. ?O meio social e educacional influencia?, diz Maria Regina Maluf, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) especializada em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. De acordo com ela, os pais devem desde cedo dar livros infantis para os filhos, oferecer lápis e papel para que rabisquem e ler histórias antes de dormir, por exemplo. ?É ler história. Não é contar, o que é diferente. Quando o pai lê uma história com um livro, o filho fica curioso para saber o que aqueles riscos no papel significam?, afirma. Nas escolas particulares, é comum que as crianças cheguem à 1ª série, aos 7 anos, já alfabetizadas. Nas escolas públicas, elas muitas vezes só vão aprender a ler e escrever com essa idade. Essa diferença, em primeiro lugar, ocorre porque as crianças mais pobres normalmente não têm a oportunidade de passar pelo jardim de infância ou pela pré-escola. Quando passam, o contato com as letras nem sempre é prazeroso. O segundo motivo para a alfabetização só ocorrer na 1ª série está em casa. A pobreza na maioria das vezes está ligada à baixa escolaridade. Se os pais não se interessam pela leitura, é de se esperar que não encorajem os filhos no bê-á-bá. ?Tudo depende da sensibilização?, diz a professora Maria Rita. ?Essa sensibilização inicial fará diferença em toda a vida escolar.? Os especialistas também chamam a atenção para o fato de que o interesse pelas letras deve partir da própria criança. Aos pais e ao jardim de infância cabe apenas estimular, sem forçar os pequenos a aprender logo a ler ou escrever. ?Tem de ser natural?, afirma o neuropediatra Aucélio, acostumado a atender pais preocupados com o filho que ainda não lê aos 6 anos. ?Se a criança é forçada, ela pode se sentir cobrada demais e ter problemas emocionais, de auto-estima. Pode até ficar com medo da escola, ter horror aos estudos.?

Agencia Estado,

23 de janeiro de 2006 | 16h14

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