<!-- ecarreira -->Primeiros cursos de Economia e Marketing via internet começam em fevereiro

Os primeiros cursos de graduação em Economia e Marketing via internet autorizados pelo Ministério da Educação começam a funcionar em fevereiro. A Rede Brasileira de Ensino a Distância (UVB), consórcio formado por seis universidades e quatro centros universitários, está lançando também cursos de Administração (o segundo via web no Brasil) e Secretariado Executivo (inédito), com processo seletivo já marcado para novembro. São alternativas importantes para a carreira de quem precisa conseguir seu diploma.?Estamos pensando naquele profissional que está trabalhando mas ainda precisa da graduação para crescer na empresa?, explica o diretor geral da UVB, René Birocchi. ?Esse público quer cursar Administração ou Marketing, mas com um conteúdo adequado à realidade do seu trabalho.? Segundo Birocchi, a matemática, por exemplo, será muito mais ?financeira?, a estatística será voltada para sistemas como o do crédito bancário, e assim por diante.Os cursos são de bacharelado e terão duração de quatro anos, com mensalidades mais baixas em relação aos cursos presenciais. Os valores não estão definidos, mas o diretor adianta que estarão na faixa de R$ 345 a R$ 395. ?Cursos presenciais nas faculdades têm mensalidades entre R$ 500 e R$ 600?, compara Birocchi.Sem desgastePreço menor não é a única vantagem do curso via internet. O aluno não precisa estar na aula num horário específico, num lugar determinado, e não tem o desgaste com o deslocamento até a escola ? que pesa também nos custos de transporte e alimentação. ?Ele acessa o conteúdo no momento mais adequado, desenvolve as atividades e conta com tutoria?, diz o diretor da UVB. As classes virtuais terão no máximo 30 alunos, garante Birocchi, enquanto nas salas ?reais? este número pode chegar a 150 pessoas.Mas nem tudo é melhor para o estudante num curso a distância. É preciso ter disciplina e iniciativa para estudar e cumprir o programa ao longo dos quatro anos. Não há um professor por perto ?puxando? o aluno, nem o contexto das amizades que incentivam os adolescentes. De qualquer forma, a UVB aposta no perfil do seu público, que está acima dos 25 anos de idade.?Nosso aluno é aquele batalhador que saiu cedo de casa, estudou à noite numa escola distante e, por diversas dificuldades, não conseguiu iniciar ou concluir um curso superior?, define Birocchi. ?Ele é esforçado e vai fazer o curso porque o chefe dele confia no seu trabalho, quer que ele faça um MBA para ser promovido e, para isso, precisa da graduação.?Continuar o cursoEsse estudante que teve de abandonar a faculdade poderá aproveitar as disciplinas já cursadas, assegura o diretor. E alguns poderão inclusive tentar a sorte disputando bolsas de estudo integrais. A UVB vai sortear quatro bolsas ? uma para cada curso ?, numa promoção que será lançada na Expo-RH 2003, evento paralelo ao 29.º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (12 a 15 de agosto no Anhembi, em São Paulo).Os candidatos aos cursos ? e às bolsas ? devem se inscrever pelo fone 0800-7717577 ou no site da UVB (www.uvb.com.br). As provas, marcadas para novembro, serão feitas nos 50 campi das unidades de apoio em vários Estados.

Agencia Estado,

11 de agosto de 2003 | 02h20

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