Ayrton Vignola/AE
Ayrton Vignola/AE

‘É muito bom ter 150 pessoas esperando você falar’

Professor do Anglo fala sobre sua relação com os alunos

Felipe Mortara, O Estado de S. Paulo

14 Dezembro 2010 | 11h56

Sempre que vai entrar em sala para mais 50 minutos de aula, passa pela cabeça de Renan Garcia Miranda, de 48 anos, o mesmo pensamento: “É muito bom ter 150 pessoas esperando você falar, atentas e concentradas”. E olha que já faz 20 anos que ele ensina história no Anglo. Observador atento dos personagens que tem diante de si, Miranda idealizou e ajudou a redigir o roteiro de um documentário com o título provisório de Virando Bixo. O filme deve ficar pronto na metade de 2011 e mostra a rotina de vestibulandos.

 

Para ele, é encantador lecionar em cursinho. “A prova gera bastante expectativa neles, então estou sempre falando para alunos que querem muito me ouvir. É um baita barato.” À frente de um grupo grande, muitas vezes é cobrado a ter resposta para tudo. “Não sou o Google, um oráculo. Às vezes não sei a resposta. No começo eles acham estranho, mas depois acostumam.”

 

Miranda calcula que já passaram três gerações por suas aulas e observa um padrão de comportamento. “A percepção de mundo do jovem de 18 anos varia conforme a época. E às vezes ele acha que sabe o que é melhor para ele, mas não sabe.”

Mais conteúdo sobre:
AngloProfessor

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.