13 de janeiro de 2014 | 19h42
Atualizada às 21h41
O Ministério da Educação (MEC) descredenciou a Universidade Gama Filho (UGF) e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), ambos com sede no Rio de Janeiro. A decisão foi motivada pelo grave comprometimento da situação econômico-financeira e falta de um plano viável para recuperar a mantenedora, o grupo Galileo. O ministério também levou em conta a baixa qualidade acadêmica das faculdades.
A decisão será publicada em portaria do Diário Oficial da União desta terça-feira, 14. Segundo o Ministério da Educação, ao longo do ano passado, as instituições enfrentaram longo período de paralisação das atividades devido à falta pagamentos de professores e funcionários e ausência de condições mínimas de funcionamento. Por essa razão, nenhuma delas pode receber novos alunos desde agosto.
Em outubro, o Grupo Galileo firmou acordo com o MEC em que se comprometia a adotar medidas para captar recursos e assegurar o funcionamento das instituições, mas os termos foram descumpridos. Em visita de avaliação in loco às duas instituições, a Comissão Permanente de Acompanhamento constatou que a Galileo não cumpriu as ações determinadas no TSD, especialmente a de captação de recursos que viabilizaria o saneamento das deficiências, o que indicou a reinstalação da crise", diz nota divulgada pelo ministério.
Em dezembro, o ministério instaurou procedimento administrativo contra o grupo. "Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade", acrescenta a nota.
Em até cinco dias úteis, o ministério deve publicar um edital para convocar as faculdades do Rio de Janeiro que tenham interesse e condições para receber os alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade.
Segundo o MEC, a transferência será feita de forma a "garantir a continuidade da formação, o aproveitamento dos estudos realizados, a permanência em programas federais de acesso ao ensino superior, e condições satisfatórias de qualidade da oferta e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica". Os interessados devem acessar o site do MEC para obter mais informações ou telefonar para o número telefone 0800-616161.
Resposta
A Galileo Educacional, instituição mantenedora da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, manifestou-se ontem apenas por meio de uma nota. A entidade classificou a decisão do MEC como "injusta e arbitrária", e afirmou que vai recorrer.
"Trata-se de uma decisão injusta e arbitrária, que leva o caos a duas das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior do Rio. A Galileo Educacional já havia apresentado um amplo projeto de reestruturação junto ao MEC, contemplando a retomada das atividades acadêmicas e regularização dos salários de professores e funcionários.
O patrimônio imobiliário do grupo é suficiente para cobrir os passivos financeiro, fiscal e trabalhista das duas instituições. A liquidação destes passivos vinha sendo coberta com a emissão de debêntures", afirma a nota.
"O descredenciamento põe em risco o emprego de 1.600 professores e cerca de mil funcionários administrativos, além de colocar em risco o futuro de milhares de estudantes", diz o comunicado. "A direção do grupo vai recorrer da decisão junto ao próprio MEC, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis", conclui.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.