Curso preparatório para Exame da Ordem aprova inclusão de nova disciplina

Para coordenador de curso, Filosofia do Direito possibilita formação humanística do advogado

Luiza Vieira, especial para Estadão.edu,

22 Março 2013 | 18h15

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira, 22, o edital de abertura do 10.º Exame de Ordem Unificado. A novidade deste ano é a inclusão da área de conhecimento Filosofia do Direito na prova objetiva, na primeira etapa, que terá uma ou duas questões de múltipla escolha sobre o assunto.

Para o professor João Aguirre, coordenador de cursos preparatórios para Exame de Ordem da rede de ensino LFG, a inclusão da disciplina já era esperada por integrar o currículo obrigatório dos cursos de Direito. Aguirre vê a novidade com bons olhos porque, na sua opinião, ela propicia uma formação humanística aos bacharéis de Direito. “É louvável a preocupação da OAB em também exigir uma formação humanística do advogado, afastando-se do mero conhecedor de leis, para se preocupar com a formação de um profissional mais humano e preocupado com os problemas sociais”.

O professor aponta, porém, que o edital deixa em aberto o número de questões de Filosofia do Direito que poderão ser cobradas no exame, e que também não especifica o conteúdo a ser exigido para a disciplina. “Entendemos que a publicação de um edital com essa magnitude demandaria uma digressão mais extensa às inovações por ele trazidas.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.