Cursinho da Poli questiona três questões de Biologia da Fuvest

Em duas delas, gabarito estaria errado e, na terceira, não haveria ressposta

24 Novembro 2013 | 22h30

Professores do Cursinho da Poli questionaram três questões da prova de Biologia da Fuvest, que ocorreu neste domingo, 24. São as questões 1, 5 e 9 da prova V. Em duas delas, a alternativa correta seria diferente do que o apontado no gabarito oficial. E na outra, não haveria resposta.

Na questão 1, não é possível entender pelo enunciado e pelas imagens qual tipo de célula é referida, se é haploide ou diploide - se é N ou 2N, segundo os professores do Cursinho da Poli. Como não há essa referência, tanto a alternativa A ou D podem estar corretas, explica o segundo o professor Danilo Abranches Safi. “Outra questão crítica da questão é usar a letra N como quantidade de DNA, o que podia confundir o aluno”, diz ele.

Na questão 5, o gabarito diz que apenas uma das afirmações do enunciado está correta - nesse caso, a III. Mas na interpretação do Cursinho da Poli, também é função do sistema urinário manter as substâncias constantes, o que é previsto na afirmação I. “A resposta correta é a E, que são as duas opções”, diz o professor.

Outro item questionado é o 9, que fala da história evolutiva dos metazoários. Segundo Safi, não há alternativa correta. “Na escala evolutiva, filos que surgiram antes dos nematelmintos, têm um processo digestivo intracelular e extracelular. Só um grupo é completamente intracelular, que é o de poríferos”, diz.

A alternativa apontada como correta no gabarito oficial com a D.

O Coordenador do curso Anglo, o professor Luís Ricardo Arruda aponta que uma questão de Geografia não tinha resposta correta

Mais conteúdo sobre:
educação, Fuvest, vestibular

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.