15 de junho de 2020 | 15h12
Na vida do estudante, o ano do vestibular é recheado de dúvidas. Para quem passa por isso em 2020, sobram ainda mais perguntas e as pressões emocionais e psicológicas são acentuadas. A pandemia do novo coronavírus está na base das incertezas (e no realce das desigualdades, porque as mudanças não afetam todos os estudantes da mesma maneira).
Uma das preocupações é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é porta de entrada para mais de 200 mil vagas no ensino superior e foi adiada, mas até o fechamento deste caderno a data ainda não tinha sido definida. O prazo maior é necessário, mas a indefinição não ajuda, porque este é o exame que determina os próximos passos de milhões de estudantes. E há mais coisas: os vestibulares de 2021 também serão adiados? As aulas presenciais vão voltar no segundo semestre?
Não há respostas conclusivas. O jeito é manter a calma, cuidar do corpo e da cabeça e continuar a estudar – de preferência, nos mesmos horários de antes da quarentena. Veja outros comentários de especialistas ouvidos pelo Estado.
Ponto a ponto para estudar online
1. Escolha um local de estudo organizado e limpo, com fácil acesso aos materiais. 2. Procure estudar em uma bancada apropriada. Evite cama, chão, sofá. 3. Afaste distrações (desligue a televisão e as notificações do celular e de aplicativos do computador).
4. Tome nota do conteúdo como se estivesse em sala de aula.
5. Fique atento e faça todos os exercícios propostos.
6. Estabeleça horários para tudo, como os que você tem quando as atividades presenciais estão liberadas: acordar, tomar café da manhã, assistir a aulas, fazer intervalo com lanche e pegar um pouco de sol, almoçar, estudar, descansar. 7. Em casa, é importante que todos conheçam e respeitem os horários de estudo, evitando barulhos e interrupções e, assim, contribuindo para a produtividade.
Fonte: Poliedro
Encontrou algum erro? Entre em contato