Conselho aprova mudanças propostas para vestibular da Unesp

A prova passará a ser feita em duas fases, uma em novembro e outra em dezembro, a partir desse ano

da Redação,

19 de março de 2009 | 14h47

Nesta quinta-feira, 19, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aprovou as esperadas mudanças para seu vestibular. A Fuvest também propôs, no início do mês, mudanças em seu vestibular. A prova passará a ser feita em duas fases, uma em novembro e outra em dezembro, a partir desse ano. Além disso, as questões deixarão de ser divididas em matérias, valorizando a interdisciplinaridade.

 

Veja também:

linkEntenda as mudanças no vestibular da Unesp

linkFuvest deve mudar a partir deste ano

linkEntenda as mudanças propostas para o vestibular da Fuvest

forum Você concorda com as mudanças propostas para o vestibular da Fuvest?

 

No entanto, o Conselho alterou a proposta original da Câmara Central de Graduação que previa que as duas fases fosse realizadas em dois dias. Assim, a primeira fase do vestibular da Unesp terá um dia e a segunda, dois dias, totalizando três dias de provas. Para todos os dias de prova os alunos terão um acréscimo de meia hora, podendo completar as respostas em 4h30.

 

A prova da primeira fase terá 90 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais e terá caráter eliminatório, contando três conjuntos de temas a serem abordados: o primeiro conjunto será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que abrange as áreas de português, língua estrangeira, educação física, arte e informática. O segundo se chamará Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com questões de matemática, física, química e biologia. O último bloco, Ciências Humanas e suas Tecnologias, incluirá as tradicionais história e geografia, mas terá ainda sociologia, antropologia, política e filosofia, disciplinas normalmente não cobradas nos vestibulares.

 

Apenas serão convocados para a segunda fase os alunos mais bem classificados na primeira fase, sendo cerca de 4 a 6 por vaga. No primeiro dia de prova, os alunos responderão a 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e outras 12 de ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, a prova terá 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma redação.

 

Antes das mudanças, o vestibular da Unesp era realizado em apenas uma fase, tendo três dias de prova seguidos. Todas as provas tinham duração de 4 horas. No primeiro dia, os alunos realizavam uma prova de conhecimento gerais de 84 questões de múltipla escolha. Já no segundo dia os vestibulandos passavam por 25 questões discursivas de matérias ligadas a conhecimentos específicos da área do curso. E no terceiro dia, terminavam com 10 questões dissertativas de língua portuguesa e uma redação.

 

(Com informações de O Estado de S. Paulo)

Tudo o que sabemos sobre:
vestibularUnespEducação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.