Werther Santana / Estadão
Werther Santana / Estadão

Como pedir a declaração de comparecimento ao Enem 2019?

Documento pode ser solicitado por empresas e empregadores de quem vai fazer a prova

da redação, O Estado de S.Paulo

23 de outubro de 2019 | 17h36
Atualizado 24 de outubro de 2019 | 15h21

O participante que precisar comprovar sua presença no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximos dias 3 e 10 de novembro, deve emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na página do participante. Clique aqui para acessar. O documento personalizado (com os dados pessoas de cada candidato) deve ser impresso e levado nos dias de prova, quando será entregue ao aplicador na sala do exame.

Haverá uma declaração diferente para cada dia de aplicação. Para o primeiro domingo de prova, 3 de novembro, a declaração já está disponível no portal e no aplicativo do Enem. Mais de 530 mil inscritos já acessaram o documento até às 11h00 desta quarta-feira, 23, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova.

A Declaração de Comparecimento para o segundo dia de aplicação do exame, 10 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornece comprovante de presença após o exame. “O estudante deve levar a declaração já impressa no dia da prova. O documento é personalizado e somente ele consegue emitir o seu”, destaca o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro. “Não será permitida a impressão no local do exame”, conclui.

Em que dias acontecem as provas do Enem 2019?

 As provas do Enem serão realizadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, o estudante deve levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada com material transparente, a única permitida, bem como documento de identificação oficial com foto, original, não sendo aceito documento digital ou cópia, mesmo que autenticada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.