Temas da atualidade servirão de linha condutora de questões sobre geografia, inglês e até história na segunda fase da Fuvest, que começa neste domingo. Da bolsa de apostas dos professores constam os acontecimentos mais marcantes de 2011, como a crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, a Primavera Árabe e, no Brasil, a reforma do Código Florestal.
O supervisor de geografia do cursinho Anglo, porém, alerta os estudantes para o perfil da prova. “Os conceitos da ciência geográfica não são deixados de lado. A banca só usa assuntos atuais como pano de fundo”, diz Paulo Roberto Moraes.
Segundo o professor de história do Colégio Stockler Jackson Farias, a Fuvest busca analisar a postura dos candidatos perante os “grandes episódios”. “O estudante deve redigir um texto crítico e profundo, mas não enciclopédico, sobre o que lhe é solicitado.” Ele ressalta a importância de se ler atentamente os enunciados para entender os comandos, que variam entre “comparar”, “analisar” e “explicar”.
Lúcia Helena de Souza, docente de inglês no Cursinho da Poli, diz que caem duas questões de sua matéria na etapa discursiva da Fuvest, com questões feitas em português. “O candidato deve encontrar textos que saíram em publicações britânicas ou americanas.”
A segunda fase vai de domingo a terça-feira. Estão em disputa 10.852 vagas na USP e 100 na Santa Casa. Cerca de 31,5 mil estudantes estão classificados.
Veja mais dicas para as questões de geografia da 2.ª fase da Fuvest:
Rui Calaresi
Professor de geografia do Cursinho da Poli
1. Até sexta-feira, os candidatos podem fazer uma revisão leve dos conteúdos, não aprofundar os estudos;
2. A prova do segundo dia tem questões interdisciplinares. Geralmente, geografia cai com história e biologia;
3. Já a prova específica, no terceiro dia, costuma versar sobre a questão ambiental e a geografia econômica;
4. Aposto em questões baseadas na reforma do Código Florestal, ou problemas ligados a enchentes, ou uso de agrotóxicos no campo;
5. Mas não basta saber o fato em si. O aluno precisa relacionar o conhecimento dos assuntos à ciência geográfica.