Reprodução
Reprodução

Cinco apps que ajudam a estudar

Aplicativos grátis oferecem treinos de memória, simulados e jogos para testar conhecimentos

O Estado de S. Paulo

12 Maio 2015 | 15h57

No aquecimento das provas de vestibular de inverno, o Estado selecionou cinco aplicativos de apoio aos estudos, entre eles duas “academias para o cérebro” focadas em exercícios para memória, concentração e raciocínio lógico, um simulador de vestibular e um programa versátil para aumentar o vocabulário de inglês (ou outra língua), explorando áreas de interesse específico, como história, geografia, artes plásticas e literatura. Os aplicativos estão listados em ordem alfabética.

AppProva (Android eIOS E Android)

Para quem está se preparando para o vestibular ou o Enem, oferece umacoleção com mais de 9 000 mil questões já aplicadas em processos seletivosanteriores. Elas podem ser resolvidas em simulados e jogos que ajudam aidentificar fragilidades no desempenho em termos de conteúdo. O cronômetroajuda a avaliar em qual matéria o candidato costuma gastar mais tempo.

Fit Brains (Android,internet e IOS)

É uma espécie de academia para quem quer “aprimorar o desempenho do cérebro” eonde os aparelhos são exercícios desenvolvidos com base na psicologia cognitivae na neurociência. O objetivo é trabalhar um ou mais campos, a exemplo de concentração,raciocínio lógico, velocidade, memória, percepção visual e linguagem. Os jogossão estimulantes (e distrativos).

Inclass (IOS)

Aqui o foco é mais a organização pessoal do que o conteúdo. O acessórioajuda a manter em ordem a agenda das aulas e provas, compartilhar anotações eaproveitar melhor os cursos. A vantagem de começar a usar agora, nospreparativos para o vestibular, é já estar totalmente familiarizado quandoentrar na vida acadêmica, onde os benefícios tendem a ser maiores ainda. Bastaadaptá-lo à nova rotina. Está em inglês.

Lumosity (Android,internet e IOS)

Outro programa de treinamento cerebral bastante popular e em ambienteagradável. É uma das marcas em educação mais queridas do Facebook, segundo aconsultoria de mídias sociais Socialbakers. Para começar, são feitas algumasperguntas que ajudam a montar um programa individual de treinamento. Nessaetapa, é possível manifestar preferências do tipo quero “associar nomes erostos”, “melhorar a concentração”, “tomar decisões rápidas” e assim pordiante.

Memrise (Android eIOS)

A plataforma de repetição e flashcards estimula a memorização de palavras einformações e é indicada no apoio ao aprendizado de línguas e à formação devocabulário. Os jogos e cursos são formatados em duas centenas de idiomas. Entretenimento,história e geografia, matemática e ciência e meio ambiente são campos macros deinteresse. Em arte e literatura, por exemplo, é possível estudar pintores eobras clássicas e escritores e livros. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.