Chapas fazem corpo a corpo no 1º dia de eleições para DCE-USP

Estudantes usaram segurança no câmpus para convencer eleitores

Estadão.edu,

27 Março 2012 | 20h41

SÃO PAULO - “Oi, você quer votar pela PM no câmpus?” Era assim que uma integrante da chapa de oposição Reação abordava estudantes nos corredores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP na noite desta terça-feira, 27. A poucos metros dela, um aluno ligado à chapa de situação Não Vou Me Adaptar explicava a um eleitor indeciso que a questão da segurança na Cidade Universitária não poderia ser definida entre ser a favor ou contra a presença de policiais militares, argumentando que o assunto era mais complexo.

A discussão sobre a PM pautou a campanha e o primeiro dia das eleições para o DCE da USP na FEA. Além da Reação, que se identifica como “apartidária”, e da situacionista Não Vou Me Adaptar, mais três chapas, todas de esquerda, concorrem à diretoria da entidade: Quem Vem Com Tudo Não Cansa, Universidade em Movimento e 27 de Outubro.

A votação começou hoje e vai até quinta-feira, 29. Na FEA, duas urnas estão instaladas no andar térreo. Uma delas, isolada dos militantes por um semicírculo de papelão, para os alunos dos cursos de Administração, Economia, Contabilidade e Ciências Atuariais. A outra urna, destinada aos estudantes de Relações Internacionais, não está isolada, o que permite aos militantes das chapas se aproximarem do eleitor prestes a decidir o voto.

Segundo mesários que atuaram na FEA nesta terça, até às 19h40, cerca de 115 votos foram contabilizados, sendo 35 dos alunos de Relações Internacionais e 80 votos dos demais cursos. O quórum de RI foi considerado elevado para um primeiro dia de eleição, já que ultrapassou 10% do eleitorado, composto por aproximadamente 300 alunos.

Na FEA, as urnas ficarão abertas em dois horários: das 9h às 12h e das 19h às 21h40. O período de votação varia em cada unidade. Para votar, o estudante só precisa apresentar sua carteirinha da USP.

Os alunos têm a opção de votar em trânsito (em outra unidade). Seu voto será enviado por envelope até a seção da unidade onde ele está matriculado.

A reportagem apurou que o resultado deve sair na madrugada de sexta para sábado. 

Mais conteúdo sobre:
DCE Eleição USP Polícia

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.