
25 de fevereiro de 2015 | 20h33
Mestrado ou MBA? Quem está em dúvida de qual a melhor escolha para reforçar o currículo, aprender mais sobre negócios e, de quebra, obter um título reconhecido, deve saber que há a possibilidade de conseguir as duas coisas, em um processo contínuo.
Um dos cursos que oferece essa perspectiva é o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FGV-Easp. Reconhecido como um mestrado - em que o título dá ao aluno a opção de lecionar -, a especialização em negócios é uma pós-graduação stricto sensu, fugindo um pouco do caráter de um MBA, uma pós lato sensu.
LEIA MAIS - Tudo sobre MBA
A estruturação do MPA, no entanto, se assemelha a um Master in Business Administration. Confuso? A coordenadora executiva do programa, Silvia Sampaio, esclarece:
"O curso nasceu como um MBA, em 1993, foi o primeiro do Brasil. Uma comissão da FGV foi aos EUA para entender a modalidade e aplicá-la aqui", conta. "Para validar sua excelência acadêmica e possibilitar ao aluno a obtenção de um título, ele foi sendo readequado e se tornou um MPA, mantendo a estrutura dos melhores MBAs americanos."
Primeiro, para conquistar o diploma de mestre, o estudante tem de cumprir os créditos do curso, que incluem 600 horas de aula, e apresentar uma dissertação final.
Para quem quiser, além dessa certificação, o MBA, a faculdade intermedia a inscrição em uma entre quatro universidades: a University of Texas at Austin (UTA), nos Estados Unidos; a School of Management (HEC), na França; a Universidad Torcuato di Tella, na Argentina; e a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
A experiência não é obrigatória. Quem se dispuser à vivência no exterior deve despender um acréscimo financeiro e conseguir a entrada em uma das universidades. "O aluno precisa preencher os requisitos dessas instituições para entrar em um dos cursos, no modelo tradicional de MBA. A escola daqui vai fazer o 'application' dele."
Se bem sucedido, o estudante então poderá cursar um ano no Brasil e um ano fora. Ao retornar, deverá apresentar sua dissertação para receber o diploma de mestrado com o certificado do MBA. Há a exigência de créditos no exterior, já que as matérias feitas aqui não são reaproveitadas.
"O programa de MBA é mais generalista, visa a preparar um CEO para os desafios do mercado. É um modelo bem clássico", alerta Silvia.
Plantões para sanar dúvidas dos interessados serão feitos na FGV/EAESP nos dias 11/3, 8/4, 27/4, 20/5 e 10/6, sempre às 19h30. Outros programas podem ser esclarecidos pela coordenação nessas datas.
As inscrições para o MPA estão abertas até abril e o processo seletivo se estende até maio, quando ocorrem as matrículas. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.