Alunos de SP vão conhecer o lado prático da química

Iniciativa faz parte de um projeto conjunto com a Secretaria Estadual de Educação

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Por Veronica Dantas
Atualização:

A partir deste mês, alunos dos ensinos fundamental e médio do Estado de São Paulo vão aprender química de uma maneira mais empolgante que decorar a tabela periódica. O Conselho Regional de Química - 4.ª Região (CRQ -IV) vai promover, até novembro, 1,5 mil palestras para mostrar aos estudantes a importância da química para a sociedade.

 

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A iniciativa faz parte de uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União  Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), como parte das comemorações do Ano Internacional da Química.

 

Apoiado pela Secretaria de Estado da Educação, Sociedade Brasileira de Química e (SBQ) e Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o programa  Palestras AIQ 2011 tem o objetivo de abordar a importância da química na vida cotidiana e seu papel na sobrevivência humana, segundo explica o  engenheiro químico Wagner Contrera Lopes, gerente da área de fiscalização do CRQ e um dos responsáveis pela elaboração das palestras.

 

“Queremos mostrar aos estudantes que existem mais de 100 elementos químicos na natureza e que a química está presente em tudo.” Segundo Lopes, outro objetivo  é explicar aos alunos sobre a formação do profissional da área e quais são os cursos disponíveis no País. “A ideia é despertar o interesse da criança pela  química.”

 

Cada palestra terá cerca de 40 minutos de duração, com apresentação de slides que exibem cenas do cotidiano. Um deles mostra uma criança em uma  piscina. “A água teve de ser tratada para a criança estar ali, os óculos que a criança usa é de material plástico, que também precisou da química para ser feito”, exemplifica.

 

Por enquanto, 180 professores de química do Estado aderiram à ideia de atuar voluntariamente como palestrantes. Instituições de ensino interessadas podem solicitar o material pela web (www.crq4.org.br/aiq2011).

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