7 Centro Fed. de Educ. Tecnológica

São Paulo

Simone Iwasso, O Estado de S.Paulo

29 de abril de 2009 | 00h43

O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet) é conhecido por ser uma ilha de excelência no ensino público da cidade - ano após ano desponta como uma das únicas instituições públicas no topo das avaliações nacionais.

 

linkEspecial: tudo sobre o Enem

linkRanking: as 1000 escolas mais bem colocadas

linkEscola particular para carentes é a 1ª do Enem em São Paulo

documento Veja a lista completa do Enem em todo o País

 

Localizado no Canindé (zona norte), o Cefet funciona como uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), oferecendo gratuitamente, além do ensino médio, ensino técnico, superior tecnológico, engenharia e licenciatura. Aliás, por essa proximidade com o ensino superior, suas instalações lembram um câmpus universitário.

 

Além disso, os 400 estudantes do ensino médio usam a mesma infraestrutura disponível aos universitários: 20 laboratórios de informática e outros oito, divididos em biologia, física e química. Há salas de redação e biblioteca com acervo de 30 mil livros.

 

Parte do corpo docente do ensino médio também é o mesmo dos cursos superiores - mais da metade dos professores têm mestrado ou doutorado e cerca de 30% deles tem especializações em áreas específicas.

 

Segundo a instituição, mais de 80% dos seus estudantes são aprovados em vestibulares de universidades públicas.

 

O resultado é uma procura muito grande por parte dos estudantes. Para conseguir uma vaga no Cefet é preciso passar por um vestibulinho acirrado. A concorrência do último exame, por exemplo, foi de 18 candidatos por vaga.

Tudo o que sabemos sobre:
Enemeducação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.