6 Colégio Mater Amabilis

Guarulhos

PUBLICIDADE

Por Karina Toledo
Atualização:

Fundada há 40 anos, a escola figura pela primeira vez entre as 10 melhores de São Paulo. Para o mantenedor Carlos Eduardo Portela, a colocação se deve ao fato de a Fuvest ter passado a considerar a nota de redação do Enem em seu vestibular. "Antes os alunos não davam tanta importância à redação, concentravam-se mais nas questões objetivas. Com a mudança, passaram a se dedicar mais à elaboração do texto, e nossos alunos escrevem muito bem", afirma.

 

 

PUBLICIDADE

O colégio tem hoje 1.900 alunos, sendo 413 do ensino médio. Sua proposta pedagógica visa a estimular a busca do conhecimento e a participação em ações sociais. "Buscamos promover nos estudantes a autonomia, os professores atuam como mediadores do debate", diz Portela.

 

Segundo ele, a escola oferece infraestrutura para que o aluno permaneça após o período de aula e participe de atividades extracurriculares. "Contamos com restaurante, cantina, ginásios poliesportivos, biblioteca e anfiteatro."

 

Não há processo seletivo para novos alunos, mas é aplicada uma prova para avaliar o nível de conhecimento dos ingressantes. "Se verificado que o aluno possui deficiências, podemos encaminhá-lo para aulas de reforço, por exemplo."

 

A partir do 6º ano do ensino fundamental, escola utiliza material apostilado do Sistema de Ensino Poliedro. Para ajudar na escolha da carreira, os estudantes do ensino médio podem cursar matérias optativas como linguagem arquitetônica, jornalismo, publicidade e relações internacionais. A mensalidade para esses alunos é de R$ 1.080.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.