29 de abril de 2009 | 00h27
Conhecido pela qualidade de ensino na área de exatas - os estudantes dispõe, por exemplo, de três laboratórios equipados com material de ponta para aulas de física - o Bandeirantes é um colégio tradicional que sempre aparece entre as instituições que mais aprovam alunos nos vestibulares mais disputados do País.
Ranking: as 1000 escolas mais bem colocadas
Escola particular para carentes é a 1ª do Enem em São Paulo
Veja a lista completa do Enem em todo o País
Lá, a meritocracia é estimulada e os estudantes são divididos por classes de acordo com a área que pretendem seguir e seu desempenho acadêmico. Mesmo com a fama de ser forte em exatas, o colégio investe na área humanística e nas atividades extracurriculares. Na biblioteca, à disposição dos alunos, há laptops e jornais nacionais e internacionais para pesquisa, mensalmente são feitos debates sobre temas da atualidade no auditório e, nas aulas de mídia, os alunos escrevem e editam uma revista.
"Acredito que nossa diferença está no preparo contínuo do professor e do funcionário, que também é visto como educador, mesmo que seja a secretária ou a recepcionista", afirma o diretor do colégio, Mauro Aguiar. "Temos consultores que nos ajudam a capacitar a equipe para o trabalho com adolescente", diz.
Todos os professores são estimulados a fazerem mestrado e doutorado, além de participarem de seminários, cursos e congressos. As oportunidades são dadas e, em contrapartida, há uma forte cobrança por bom desempenho - de professores e alunos. O colégio ocupa um quarteirão no bairro do Paraíso (zona sul) e atende 1,8 mil alunos do 6º ao 9º ano do fundamental e ensino médio. As mensalidades estão em torno de R$ 2 mil.
Encontrou algum erro? Entre em contato