1ª fase do vestibular da Unesp tem prova interdisciplinar e de nível médio; veja gabarito

1ª fase do vestibular da Unesp tem prova interdisciplinar e de nível médio; veja gabarito

Avaliação é de professores de cursinhos preparatórios; lista de convocados para 2ª etapa do processo seletivo será divulgada em 4 de dezembro

Marcelo Lima, O Estado de S.Paulo

15 de novembro de 2019 | 21h55

SÃO PAULO - A primeira fase do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) nesta sexta-feira, 15, teve uma prova bastante interdisciplinar e com nível médio de complexidade, segundo professores de cursinho pré-vestibular ouvidos pelo Estado. Entre os temas abordados nas questões, estavam o incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris, e a construção de Brasília. Estudantes já podem conferir o gabarito da prova:

Nesta etapa, os candidatos responderam a 90 questões de múltipla escolha, de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dos 95.440 candidatos inscritos, apenas 7,6% não fizeram a prova nesta sexta. O exame foi aplicado em 35 cidades - 31 deles no Estado de São Paulo. 

Segundo Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora do curso Objetivo, a prova deste ano foi inovadora, investindo nos itens interdisciplinares, alguns deles associando recursos como gráficos, imagens e até charges. "Foi um exame que, além de conteúdo, exigiu análise e interpretação, mas não diria que foi difícil."

Em Linguagem, por exemplo, Vera ressalta uma questão que relacionava gráficos pluviométricos e períodos literários. Com base nisso, o candidato deveria identificar a que clima cada livro estava conectato. Outra questão, desta vez de Inglês, envolvia conhecimentos de Geografia. 

"Sem dúvidas que conhecer o assunto (do bioma) Cerrado ajudaria o candidato. Afinal, nada menos que 4 questões de Inglês giravam em torno do tema", afirma Daniel Perry, diretor-geral do Anglo Vestibulares. Segundo ele, a interdisciplinaridade foi a tônica da prova, mas o conteúdo não trouxe grandes surpresas. "Como todos os anos, a Unesp cobra o conteúdo clássico das disciplinas. Diria que a complexidade foi média", afirma. 

O professor de Quimíca do Objetivo, Bruno do Valle, concorda com o colega. Ele ressaltou a clareza das questões no segmento Natureza e Matemática. "No geral, os enunciados não davam margem a dúvidas", afirma. 

Em 4 de dezembro, a Unesp deve divulgar a lista dos convocados para a segunda fase de seus exames. A etapa final do processo seletivo será em 15 de dezembro.  

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.