PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

A importância dos exames de proficiência em língua inglesa

Há momentos decisivos nas trajetórias acadêmica e profissional do estudante, como, por exemplo, quando ele deseja ingressar em uma universidade de ponta ou no mercado de trabalho. Nessas situações, hoje em dia o indivíduo geralmente precisa comprovar sua proficiência nos idiomas que conhece.

Por Colégio Vital Brazil
Atualização:

Proficiência é um termo comumente relacionado à comprovação do domínio de idiomas por meio de exames linguísticos padronizados, aceitos internacionalmente, que medem em qual nível o aluno se encontra com relação a uma escala pré-estabelecida de conhecimentos possíveis.

Os exames são elaborados a fim de testar as quatro habilidades comunicativas básicas - listening, speakingreading e writing (em português: compreensão auditiva, produção oral, leitura e escrita), bem como componentes linguísticos como vocabulário, gramática, pronúncia, entonação e ortografia.

 Foto: Estadão

Atualmente a maior parte dos exames internacionais segue a classificação dos níveis de conhecimento linguístico proposta pelo Common European Framework (CEFR) - Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Veja os níveis existentes e a descrição das expectativas em cada um deles:

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Fonte: Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, Ensino, Avaliação. In: Perspectivas Actuais/Educação. Ministério da Educação de Portugal. Lisboa, 2001, p. 49. Adaptado para o Português do Brasil.

Publicidade

Os níveis A são compreendidos como usuários iniciantes da língua; os da categoria B, como usuários independentes; e os classificados como C, como usuários proficientes. Essa escala de conhecimentos organiza, de forma resumida, as principais capacidades de uso da língua em situações cotidianas, sobretudo nos âmbitos acadêmico e profissional.

Contudo, o estudante de idiomas, autodidata ou frequentador de instituições de ensino formais, tendo ou não conquistado o status de proficiente no idioma que estuda, deve ter em mente que sempre será possível expandir o seu conhecimento linguístico.

Aliás, esse é um aspecto motivacional maravilhoso, que deveria ser usado para nortear o processo de aprendizagem ou de aquisição de idiomas.

À medida que a pessoa avança os estudos linguísticos, consegue potencializar a sua capacidade de seleção vocabular, que se torna progressivamente mais assertiva, por exemplo. Certamente, também conseguirá colocar em prática as suas habilidades de comunicação de forma cada vez mais rápida e sofisticada.

Está comprovado cientificamente que a aprendizagem contínua de um segundo idioma transcende a esfera linguística, contribuindo para o desenvolvimento não só intelectual e cultural da pessoa, mas também cognitivo. Uma pesquisa na área da Neurolinguística (Green DW, Crinion J, Price CJ., 2007) revelou que os cérebros dos bilíngues proporcionam-lhes nove benefícios adicionais em comparação aos dos monolíngues. Dentre eles, destaca-se a capacidade de desenvolver uma quantidade maior de massa cinzenta em uma região associada à aquisição de vocabulário. A massa cinzenta concentra uma boa porção das células nervosas do cérebro. Quanto maior a quantidade de massa cinzenta, melhor e mais rapidamente o cérebro torna-se capaz de executar uma tarefa.

Publicidade

Voltando aos exames de proficiência, como existem muitos e alguns são bem específicos, selecionei apenas cinco relacionados à língua inglesa, que se encontram entre os mais prestados no mundo:

 Foto: Estadão

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Recomendo que o estudante que deseja prestar um exame de proficiência para fins acadêmicos ou de trabalho informe-se detalhadamente sobre os pré-requisitos de admissão da instituição na qual pretende ingressar. Normalmente é fácil fazer isso apenas visitando o website da instituição.

No entanto, caso o estudante esteja cursando o Ensino Fundamental II ou o Ensino Médio e também queira obter uma certificação internacional, ainda que não saiba a finalidade com que vai usá-la, aconselho que consulte professores ou coordenadores pedagógicos de Inglês em busca de auxílio para a escolha do exame mais compatível com o seu perfil.

O Colégio Vital Brazil tornou-se centro de aplicação de exames de Cambridge em 2013. Até o momento, 100% dos alunos que prestaram exames internamente foram aprovados. O Departamento de Inglês oferece cursos preparatórios para o FCE, CAE e CPE para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para os candidatos aos exames, acrescentam-se ao programa aulas semanais on-line e plantões de dúvida presenciais.

Grande parte dos nossos alunos têm como meta a obtenção de um certificado de proficiência durante o Ensino Médio. Uma iniciativa excelente para quem não quer que a comprovação de fluência em Inglês seja um impeditivo para alguma conquista futura.

Publicidade

Vale ressaltar que os certificados internacionais de proficiência também são usados como uma autoavaliação linguística precisa, para que a pessoa possa traçar metas de desenvolvimento pessoal.

Elaine Aaltonen

Coordenadora Pedagógica do Departamento de Inglês.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.