Colégio Vital Brazil
19 de novembro de 2019 | 10h40
A autonomia é uma habilidade construída no decorrer da vida, sendo potencializada na adolescência, fase caracterizada por mudanças emocionais, físicas e sociais, as quais enaltecem as relações com a família e com a sociedade.
Nesse contexto, os pais têm papel importante na conquista da autonomia de seus filhos; o que se espera é que os pais deem aos filhos seu devido espaço, mas que seja possível, nessas ocasiões, observá-los, a fim de que os adolescentes tenham liberdade para exercerem sua autonomia rumo à independência, mas com responsabilidade, de maneira a se tornarem autores dos próprios atos.
Para tanto, fica a tarefa de formar cidadãos seguros, participativos, críticos e atuantes na sociedade, com funções específicas e objetivos claros para encarar o futuro.
No momento em que a infância dá lugar a adolescência, muitas lembranças vêm à tona: o primeiro brinquedo, a sinalização de nossos pais para uma alimentação adequada, a alegria do brincar dando asas à imaginação, o primeiro dia de aula, as festinhas de aniversário, a primeira bicicleta… Ah, a primeira bicicleta! Quantas sensações… A leveza, a possibilidade de independência, o sabor do vento, alguns tombos, o ir e vir, a corrida desenfreada, o freio necessário.
Aprender a andar de bicicleta é algo processual e inesquecível; a construção da autonomia, da mesma forma. Descortinam-se emoções que fortalecem o indivíduo para a vida. Eclodem sentimentos perceptíveis a olhos nus.
Algumas estruturas compõem esse momento. A principal, o quadro, onde boa parte dos demais componentes são instalados: o selim, o câmbio, o pedal, a roda e o freio – uma estrutura de vida – alicerçados pelos valores transmitidos no seio familiar. O selim cumpre a função de acomodação do ciclista; dá suporte e firmeza a quem conduz; dessa maneira, o adolescente sente-se mais confortável em ter alguém em quem se apoiar – pais e educadores. O guidão, peça tubular fixada na mesa destinada a orientar a direção da bicicleta – orientação esta que sustenta e conforta; orientação esta subsidiada por aqueles que compõem a socialização primária. Os freios são responsáveis por acionar ou pausar o movimento – a importância do avançar ou recuar em situações e decisões no que se refere ao processo maturacional do adolescente. A roda – pneus e aros permitem o contato com o solo com aderência e atrito adequados, possibilitando assim o arranque, a frenagem e a pilotagem – ter objetivos e projetos de vida definidos dá segurança, tranquilidade e motivação para o crescimento e a inserção na sociedade.
Ficam aqui algumas dicas que podem corroborar com o aprendizado:
Quanto mais peso você colocar, mais força terá de fazer ao acelerar, fazendo com que sua autonomia diminua. Procure não colocar muito peso, para que a autonomia seja prolongada, contínua e efetiva. Ações executadas com confiança, leveza e organização traduzem tranquilidade na pedalada.
Para terrenos mais regulares, o mais indicado é deixar os pneus com uma pressão mais alta, isso faz com que o pedalar seja mais leve, prolongando a autonomia da sua bicicleta. Para tanto, calibrar seus pneus é muito importante. Se seu trajeto tiver terrenos irregulares, o mais indicado é deixar a calibragem com a pressão mais baixa, assim ele ficará mais maleável e será mais fácil andar nesses terrenos. Ser maleável significa ser flexível, adaptando-se a diferentes situações com discernimento e assertividade, independentemente do tipo de terreno apresentado.
Procure sempre manter a sua bicicleta com a manutenção em dia! Ela garante que sua bike esteja sempre nas melhores condições e não apresente problemas. Na vida, a manutenção regular exige atenção e cuidado com o individual, com o processo de crescimento e com a busca e conquista da autonomia. Ter a manutenção em dia significa manter o foco naquilo que se deseja; significa fazer escolhas conscientes. Enfim, significa encarar as frustrações com maturidade, na certeza de que elas fazem parte do processo de construção rumo à autonomia.
Este artigo foi elaborado por Rosângela Ferneda, coordenadora assistente do Fundamental II do colégio Vital Brazil.
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