Você já levou seu filho para um passeio cultural?

Você já levou seu filho para um passeio cultural?

elvira

23 Março 2016 | 09h53

Curiosidades, descobertas e muita imaginação… Tudo isso envolve uma visita à museus ou exposições.

Visitar um museu pode ser muito estimulante para pais e filhos. Vale a pena conhecer um pouco do mundo da arte, da cultura, da história, das ciências. E por que não começar pelas crianças?

mfa-with-kids

Há muitos museus e exposições itinerantes próximos de nós. Não precisamos valorizar essas visitas apenas quando visitamos outros países.

Moro em São Paulo e levo minhas filhas, desde bem pequenas, a diferentes museus. É importante começar por algum que reúna assuntos do interesse das crianças, como animais, por exemplo, e aos poucos expandir as possibilidades e conhecer outros espaços.

Os espaços de exposições acolhem cada vez melhor o público infantil, disponibilizando monitorias e outros recursos de interatividade.

Num museu de arte, por exemplo, pode-se seguir o itinerário oferecido, mas se a criança se interessa por alguma obra em especial, vale a pena respeitar o seu tempo, de observação, e conversar sobre isso: Com o que se parece essa figura? O que você acha que o artista estava pensando quando pintou?

Fazer perguntas que levem a criança a expressar suas percepções é uma forma de ampliar seu repertório cultural, de ensiná-la a respeitar a expressão do artista e a desenvolver um olhar mais atento e refinado.

download

Esses questionamentos acontecem também dentro da Escola, quando são apresentadas às crianças diversos artistas e suas obras.

É interessante também repetir essas visitas à medida que as crianças se desenvolvem, pois em cada idade elas apresentam um nível de compreensão e um grau de interesse bastante distintos.

Vale lembrar que dentro de qualquer museu existem normas de conduta específicas para o espaço, e essas, como outras regras sociais, devem ser observadas e explicadas aos pequenos desde cedo.

Visitar museus e exposições é também uma forma bem divertida de aprender!

MASP

MAM

Centro Cultural Banco do Brasil

Espaço Cultural Porto Seguro

Sabina – Escola Parque do Conhecimento

Catavento Cultural

 

Cilene Iatalesi Ferrari
Coordenadora Pedagógica 4 e 5 anos
Escola Villare de Educação Infantil