Stance Dual School presente em congressos científicos para discutir novas práticas de Educação

Stance Dual School presente em congressos científicos para discutir novas práticas de Educação

Stance

28 de junho de 2017 | 08h45

No dia 27 de maio, aconteceu o IX Congresso ICLOC de Práticas em Sala de Aula, no Colégio Presbiteriano Mackenzie. Organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o evento teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira e contou com 978 trabalhos, apresentados por mais de 1.500 educadores.

Professores de escolas públicas e privadas compartilharam suas práticas com os mais de 4000 participantes que assistiam ao evento. Os trabalhos foram apresentados em 250 sessões, divididas em três horários, e proporcionaram momentos de debates e compartilhamento de conhecimento sobre as mais diversas práticas em sala de aula. Diversos professores da Stance Dual estiveram presentes no evento mostrando trabalhos desenvolvidos na escola.

As professoras Daniele Gazzotti e Sibele Merino, da Educação Infantil, apresentaram o trabalho realizado no Kinder 5 com as Rodas de Biblioteca, atividade permanente que contribui para a formação do leitor literário em língua inglesa e portuguesa. Nesse projeto, os professores elegem previamente alguns títulos, apresentam-nos aos alunos e cada criança escolhe um livro para levar para casa e realizar a leitura com a família, alternando o idioma semanalmente. No dia da devolução, diversas reflexões acerca da leitura são desenvolvidas em sala de aula, estimulando a oralidade e a ampliação do vocabulário nas duas línguas, e multiplicando as possibilidades de participação social.

Já o Ensino Fundamental 1 foi representado pelas professoras Bianca Rodrigues dos Santos e Patricia Veiga de Oliveira. Elas mostraram dois trabalhos realizados com alunos de 1º ano: o primeiro, “Ba Ba Black Sheep: Desenvolvendo Compreensão Oral em Língua Inglesa”, que explora a oralidade; e o segundo, “Aprender Gramática: Tempos Verbais em Inglês”, que busca tornar consciente o uso de algumas estruturas por meio de jogos. Ambos os trabalhos são realizados de forma lúdica e interativa, o que torna o aprendizado eficaz e divertido.

Finalmente, o professor Thiago Pereira apresentou o trabalho intitulado “Sociedade de Consumo”, realizado na disciplina de Geografia com alunos do Ensino Fundamental 2. O projeto foi desenvolvido em várias etapas para que os alunos pudessem desenvolver uma reflexão crítica das relações de consumo e consumismo presentes na sociedade. As atividades incluíram uma visita à ESPM com o propósito de conhecer estratégias de marketing e práticas de análise do consumidor por meio de experimentos no Retail Lab.

Além da participação dos professores no IX Congresso ICLOC, a Stance também esteve presente no BEST – Bilingual Education Summit, evento realizado no início de junho, no Hotel Hilton de São Paulo, que reuniu diversos especialistas e educadores para discutir a Educação Bilíngue. Na ocasião, as coordenadoras Helena W. Miascosvky e Karen Rastelli, e a diretora Eliana Rahmilevitz, assistiram às palestras de Marcello Marcelino, Antonieta Megale, Rita Ladeia, Santeri Koivisto, Sara Vogel, entre outros. O propósito dos encontros foi refletir sobre os desafios da educação bilíngue no século 21.