Programa InterNacional

Programa InterNacional

Stance

05 de abril de 2016 | 08h04

Programa Internacional Canadá

Dois meses de experiências inesquecíveis! Foi assim que o ano de 2016 começou com mais uma turma da Stance no Canadá. Como de costume, fizemos uma parada inicial em Vancouver, onde os alunos puderam descansar da longa viagem e também participar de atividades sociais e culturais que ajudaram na adaptação ao clima e ao fuso horário. Os estudantes visitaram o mercado municipal da Granville Island, o Museu de Ciências e o Aquário de Vancouver. Depois, seguiram para Victoria, capital da Columbia Britânica. O grupo foi acolhido pelas homestay families e dividido em diferentes colégios da cidade. A rotina escolar envolveu tanto matérias tradicionais quanto exploratórias, como Woodwork, Drama, Dance, Fine Arts, Home Economics, entre outros. A Stance também proporcionou aos alunos encontros quinzenais aos finais de semana para a realização de atividades em grupo. Juntos, assistiram a um jogo de Hockey, visitaram a pacata Sidney, aprenderam típicos esportes canadenses, como curling e patinação no gelo, e viajaram para Mount Washington, onde puderam brincar na neve e praticar snowboard. Foram dois meses intensos, com experiências e aprendizados que farão parte da memória de todos para sempre!

canadaalterado 1 (4)

1 (3) canada5

Programa Nacional: São Paulo – Minas Gerais

São Paulo
Flanar
Caminhar e vivenciar a cidade que não vejo, não conheço, mas, reconheço.
Vazio e ocupado, claro e escuro: “Diálogos no Escuro”.
Mobilidade? A pé, de ônibus, de metrô, de carro: o deslocamento nos faz refletir e aprender os códigos da cidade.
E assim, flanando, andando, olhando e escutando, sentindo a cidade, o Programa Nacional viveu e vivenciou a Arte,o Contemporâneo e o Antigo, estabelecendo as relações das interferências e influências.
Minas: Inhotim e Ouro Preto
“Viajar é preciso, viver não é preciso”, eis o verso provocativo e disparador das discussões preparatórias para a novidade do Programa Nacional de 2016: a viagem para Inhotim e Ouro Preto. Unida ao mote do flanar – cerne das propostas do Programa Nacional –, o lirismo de Fernando Pessoa impulsionou o olhar e a descoberta de cada integrante dessa viagem que iniciou em 16 de fevereiro no Instituto Inhotim (Brumadinho/MG), desbravando o universo contemporâneo, e seguiu até 19 de fevereiro, em Ouro Preto/MG, com a contemplação do Barroco.
Experiência do olhar, do sentir, na bela síntese da aluna Clarisse (9º ano A): “Uma imensidão de palavras novas percorrendo sua mente em minutos. Uma explosão de sentimentos a cada segundo. Um novo universo correndo por nossos olhos.”

Ouro Preto

Parque IbirapueraBiblioteca Mário de Andrade

Exposição Diálogo no Escuro inhotim2

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: