Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Profissionais da Stance oferecem cursos de formação e palestras em congressos nacionais e internacionais

Ao longo do mês de setembro, profissionais da Stance Dual participaram de eventos acadêmicos nacionais e internacionais divulgando e discutindo as pesquisas e os projetos pedagógicos realizados na escola.

PUBLICIDADE

Por Stance
Atualização:

A Head Teacher Sarah Weiler apresentou o trabalho pioneiro "Play-Based Teaching-and-Learning Approaches and the Development of Freedom" no congresso da ISCAR (International Society for Cultural-historical Activity Research), em Quebec, no Canadá. A ISCAR é uma instituição que está na vanguarda das pesquisas em torno do pensamento de Vygotsky, na teoria e na prática.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em sua comunicação, Sarah mostrou uma das atividades sociais desenvolvidas no curso de Science, no Ensino Fundamental 2, intitulada "Going to the Optometrist". Nessa atividade, os alunos desempenham papéis de médicos e pacientes a fim de entrar em contato com conceitos científicos relacionados à visão. Assumir esses papéis faz com que tenham de negociar o significado de muitos conceitos ao longo do processo, o que os prepara para a tomada de decisões na vida real.

Nesse mesmo evento também foi apresentada a pesquisa da profa. Danielle Gazzotti, do Kinder 5 da Stance Dual, "Affectivity in the classroom: how teacher-learner emotional bond influences development." O trabalho é parte do doutorado desenvolvido por Danielle, que busca investigar o desenvolvimento infantil e sua relação com as experiências emocionais vivenciadas em ambiente escolar. A apresentação foi feita por Marilene Proença, importante estudiosa de psicologia escolar e desenvolvimento humano, porque Danielle está num estágio avançado de gravidez e não pôde ir ao Canadá.

 Foto: Estadão

De outro lado, no 6º Seminário Internacional Esfera, em São José dos Campos, professoras da Stance Dual conduziram oficinas e workshops, além de apresentarem suas comunicações. O evento contou ainda com a presença de duas palestrantes internacionais, a Profa. Dra. Carol Ann Tomlinson, da área de Liderança educacional, fundamentos e políticas, da Universidade da Virgínia; e a Profa. Dra. Rhonda Bondie, da Faculdade de Educação de Harvard, membro do Project Zero Classroom, na mesma faculdade, desde 2006.

No seminário, a Orientadora Educacional do Ensino Fundamental 1, Luciana Lapa, ministrou o workshop "A convivência como proposta curricular através da Literatura", no qual discutiu as diferenças entre fenômenos do dia a dia escolar, como a indisciplina, as incivilidades cotidianas, a agressividade entre as crianças e o bullying, bem com as intervenções cabíveis em cada um deles. Luciana abordou também o trabalho realizado na escola a partir da literatura infantil, que pode favorecer a construção de relações mais éticas e possibilitar às crianças encontrar espaços de participação democrática e aprendizagem de valores morais e estratégias para a resolução de conflitos.

Publicidade

 Foto: Estadão

Nesse mesmo evento, as professoras Maria Cristina Meaney e Feliciana do Amaral conduziram a oficina intitulada "Projeto de Pesquisa na Escola Bilíngue", cujos objetivos principais eram expor os alicerces do trabalho com projetos de pesquisa na escola bilíngue e propor uma breve vivência do percurso didático desenvolvido com os alunos-pesquisadores na escola. Pautado numa perspectiva sócio-histórico-cultural de produção de conhecimento (Vygotsky, 2000), esse trabalho insere os estudantes na vida acadêmica e dá a eles a possibilidade de ressignificar seus conhecimentos e sua visão de mundo.

 Foto: Estadão

Os eventos foram oportunidades maravilhosas para conectar o trabalho original desenvolvido na escola ao contexto geral de estudos pedagógicos dentro da comunidade nacional e internacional de pesquisadores da educação. Que venham os próximos!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.