Projeto de Ação Social: 7º ano Stance Dual e Escola Helen Keller

Projeto de Ação Social: 7º ano Stance Dual e Escola Helen Keller

Stance

16 Novembro 2016 | 11h03

Na Stance Dual School, cada ano do Ensino Fundamental II se dedica a um projeto social diferente. No 7º ano, buscamos sensibilizar os jovens para a questão das necessidades especiais, voltando-nos para as deficiências auditivas e a importância do respeito à diversidade. Então, em parceria com a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, proporcionamos aos nossos alunos uma oportunidade de integração e vivência com crianças e adolescentes com deficiências auditivas.

1_menor

No primeiro semestre, nossos alunos visitam a escola Helen Keller no bairro da Aclimação e, no segundo semestre, um grupo de lá vem à Stance retribuir a visita. Este último encontro ocorreu no dia 26 de outubro de 2016 e a programação incluiu apresentações de dança e performances de nossos estudantes com o intuito de dar as boas-vindas aos visitantes com música, dança e mímica. Houve também lanche coletivo, tour guiado pelas próprias crianças e uma animada gincana de integração da qual participaram todos os alunos de ambas as escolas. O entusiasmo e o empenho de nossos alunos para se comunicar através da língua de sinais fizeram do encontro uma marcante experiência de aprendizado.

2_menor

Na ocasião, alunos da Helen Keller também homenagearam estudantes da Stance pela organização de uma festa de aniversário solidária que arrecadou uma quantia suficiente para a compra de um projetor, uma tela e um computador para a escola.

Além dessas atividades, nas aulas de Orientação Educacional, discutimos a importância do olhar respeitoso em relação à diversidade, a fim de colocar em prática os valores que orientam nossa vida em comunidade: respeito, justiça, igualdade, liberdade e fraternidade. Conversamos também sobre a cultura surda, sua língua e suas especificidades.

4_menor

Nas discussões, os alunos foram preparados para as visitas, que representaram reais oportunidades de comunicação e quebras de paradigmas equivocados sobre o universo dos deficientes auditivos. Através de atividades lúdicas e troca de experiências, nossos alunos aprendem e ensinam ao mesmo tempo em que fortalecem seu protagonismo como cidadãos de uma sociedade verdadeiramente plural e acolhedora da diversidade.

Adriana Graciano
Professora de Orientação Educacional do 7º ano

6_menor