O que é euritmia?

Estadão

20 Agosto 2010 | 12h15

Já falei no post passado que, nas escolas Waldorf, também temos aula de matemática, física e química, e não apenas de artes. Mas outras atividades eu garanto que dificilmente você vai encontrar num colégio tradicional. Hoje eu vou explicar um pouco o que é a euritmia.

Você não sabe o que é isso? Não tem problema, porque a dúvida é normal.

A euritmia é a linguagem e a música em movimento, poesia e arte enquanto o corpo faz gestos limpos com graça e força. Ela foi criada por Rudolf Steiner (também criador da pedagogia Waldorf) no século XX, baseada dos novos impulsos da revolução artística daquela época.

Nos princípios da euritmia estão a compreensão do texto ou poesia durante movimentos limpos e exatos, que são interpretados durante uma obra musical. É uma profunda vivência interior durante o movimento corporal.

Veja esse vídeo de uma apresentação de euritmia numa escola americana:

Existem vários tipos de euritmia. A que usamos desde o jardim de infância até o último ano colegial nas escolas Waldorf é a euritmia pedagógica, criada para ser ensinada em salas de aula de acordo com a faixa etária dos alunos. Isto é, para cada estágio da vida há um determinado conceito a ser transmitido.

Bem, por hoje eu fico aqui. Com certeza eu falarei mais da euritmia (e de várias outras coisas legais) mais pra frente.

Sabrina está no 3º ano do ensino médio da escola Waldorf Micael

Mais conteúdo sobre:

escolaeuritmiawaldorf