Entre contos de Salinger e equações químicas

Acho que a coisa mais chata - e desnecessária - na preparação pro vestibular é ter de estudar as matérias não-prioritárias; ou seja, as disciplinas cujo conhecimento só é útil para passar no exame. Por que um futuro médico precisa conhecer as escolas literárias? Por que um aspirante a advogado deve aprender a balancear uma equação química?

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Li certa vez que de cada cinco alunos do Ensino Médio, um abandona a escola. É muito provável que esse desinteresse venha da falta de flexibilidade do currículo. A maneira generalizada de absolver conteúdos se repete no vestibular, o que estraga a propensão de qualquer estudante talentoso.

PUBLICIDADE

No início do ano, comecei a estudar francês, mas tive de parar devido ao vestibular. O mesmo aconteceu com um livro de J.D. Salinger. Não consegui lê-lo por causa das matérias não-prioritárias.

O descaso pela Educação gera uma verdadeira bola de neve. Se tivéssemos um sistema de ensino mais realista, provavelmente a fase pré-universitária seria menos desgastante. A evasão escolar diminuiria, o magistério não seria uma carreira marginalizada e eu teria mais tempo pra literatura.

Mas enquanto nada muda, vou manter o foco: concentrar nas matérias de maior dificuldade para ficar tranquila na 2a fase. Salinger vai ter que esperar mais um pouco.

Bianca Gonçalves estuda por conta própria para entrar em Letras

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.