PUBLICIDADE

Bullying de jaleco

Semaninha complicada! De todas as dificuldades e obstáculos que tive e tenho que enfrentar como pós-graduanda, nenhum havia me deixado tão envergonhada quanto os dessa semana. Fui vítima de um tema da moda: o bullying.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Difícil acreditar que em um meio reconhecido mundialmente como um nicho de grandes pensadores e pesquisadores, uma pós-graduanda tenha que passar por uma sessão de constrangimentos e ironias agressivas, pois "profissionais" de outra categoria sentiram-se subjugados a dividir o mesmo espaço com profissionais de categoria inferior (na opinião deles).

PUBLICIDADE

Tudo aconteceu durante um debate científico, onde fui convidada a participar como integrante da equipe. As coisas corriam muito bem e por vezes me vi cercada por semblantes simpáticos às minhas idéias. Até o momento em que minha categoria profissional foi revelada. Momentos de tensão seguidos por comentários grosseiros e rostos de decepção por eu ser enfermeira. E a gente achava que o bullying era assunto para as pedagogas de ensino fundamental!

Bom mesmo seria se essas pessoas voltassem para o jardim de infância. A verdade é que a sabedoria não está exposta nos altos egos da pós-graduação, mas bem ali, na caixa de areia da escolinha. Ouvir lições como: reparta as coisas; limpe a bagunça; jogue limpo; não bata nos outros; diga que sente muito quando machucar alguém. Aprenda um pouco, pense um pouco, desenhe e pinte e cante e dance e brinque e trabalhe um pouco... todos os dias. Lembre-se sempre do feijãozinho no algodão - as raízes crescem para baixo e a plantinha evolui para cima. Talvez, tudo o que essas pessoas precisem aprender está lá... regras básicas de convívio social, empatia, princípios de higiene, ética, ecologia, política e saúde.

Bem, depois de ficar imaginando todos eles sendo castigados pela tia e tendo sua hora de parquinho ceifada, fiz minhas considerações finais sobre o tema abordado no debate e coloquei-me à disposição para maiores esclarecimentos, inclusive sobre giz de cera!

Mariana é enfermeira e pós-graduanda da USP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.