PUBLICIDADE

A Universidade e a Sociedade

Nessas últimas semana recebi alguns comentários que falavam sobre a relação entre universidade e a sociedade. Eu fiz um breve comentário sobre isso anteriormente, mas vou comentar um pouco mais agora. A universidade foi fundada em um tripé de educação-pesquisa-extensão. A pesquisa é feita pelos professores, nós pós-graduandos e pelos pós-doutores; a educação é praticada pelos professores e se baseia em formar pessoas altamente especializadas nos cursos de graduação. E a extensão é a interface entre o conhecimento de ponta e a população em geral.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Programas de extensão existem em todas as unidades e são uma atividade importante dos institutos de pesquisa. A extensão é feita de diversas maneiras, apresentando a pesquisa para alunos do ensino médio, mantendo museus, oferecendo cursos a comunidade (externa e idosos) e cursos de atualização para professores do ensino médio.

PUBLICIDADE

Aqui no IQ os recursos disponíveis para programas de extensão são poucos quando comparado aos projetos aprovados para pesquisa. Esse fato mostra o enfoque que o governo e a USP tem quando destinam a verba. No Brasil, somado ao pouco investimento temos um baixo interesse da população nesses temas, o que acaba apiando a política de não-investimento (já que não existe interesse).

Nós temos alguns professores que trabalham com softwares de ensino e produziram livros nacionais para a graduação (os softwares são livres, e os livros mais baratos que semelhantes de autoria internacional). Existem também cursos para alunos da graduação e pós voltados para aprofundar os conhecimentos em bioquímica e química e uso de equipamentos de ponta. Existem palestras semanais sobre assuntos diversos feitas por professores convidados (tanto brasileiros quanto extrangeiros) e em algumas épocas são feitos eventos especiais que contam com a presença de palestrantes ilustres, como alguns ganhadores do Prêmio Nobel.

Por último, existem eventos voltados para o ensino médio, como o Química em Ação (grupo que ensina química em escolas públicas misturando experimentos e teatro) e programas de apresentação do IQ como o IQ Portas Abertas.

Todos esses programas são gratuitos e divulgados no site do IQ, alguns no site da USP. Por último, gostaria de resaltar que a maior parte da pesquisa feita no mundo é chamada de ciência básica, ou seja, sem pretensões de aplicação. E uma parte usa esse conhecimento gerado pela ciência básica para produzir equipamentos ou aplicá-los como remédios ou outras funções, e uma não vive sem a outra.

Publicidade

Portanto, por mais que todo pesquisador deva à sociedade (já que é financiado por ela) todos devem entender a importância de cada parte da ciência, e que a pesquisa não serve, somente, para resolver problemas - mas muitas vezes serve para criar conhecimento, puro e simples.

Bruno Queliconi é doutorando no Instituto de Química da USP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.