PUBLICIDADE

1 minuto de silêncio

Hoje não publicarei nenhum texto sobre a USP. Em razão das pesquisas e trabalhos finais, acabei, infelizmente, defrontando-me com uma frase que para sempre gostaria de ter esquecido: "Ler é chato e dá sono." Para aqueles que não têm a memória tão fresca, tal afirmação não é oriunda de um adolescente preguiçoso ou de uma criança mal criada, mas do próprio presidente do País em que vivemos.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Não tenho nenhuma intenção política ou eleitoreira com esse texto. Apenas gostaria de, hoje, fazer esse "um minuto de silêncio" em respeito à leitura - não por que eu acredite que ela já tenha morrido, mas torcendo de verdade para que o desejo por ela reacenda em nossa população.

PUBLICIDADE

É decepcionante o fato de que pessoas prefiram assistir a filmes dublados por preguiça de ler as legendas. Mais deprimente ainda é saber que o consumo de revistas se resume a duas (só duas!) edições per capita por ano!

Daqui a cinco dias, será eleito o(a) novo(a) presidente do Brasil. Sinceramente, espero que ele invista no poder de transformação da leitura; não apenas construindo bibliotecas, mas levando as crianças e jovens para dentro dela, sem desestimulá-las dizendo que "ler é chato".

Em tempo, ao atual presidente resta dizer que agora ele disporá de mais tempo livre pelos próximos quatro anos. Então, seria interessante que ele aproveitasse para se entregar à leitura para colher seus bons frutos. Afinal, não é clichê a frase de Monteiro Lobato que "um país se faz com homens e livros".

Ler não é chato! O que é chato é ser constantemente obrigado a ler textos só sobre corrupção.

Publicidade

Leandro é aluno do 1º ano de Jornalismo da ECA-USP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.