Foto do(a) blog

Instituições, sistemas e indicadores da educação superior, da ciência e da tecnologia no Brasil e no mundo

Gestão de recursos é essencial para alcançar bons resultados em educação

Parece haver uma luta entre correntes que defendem o aumento das verbas para a educação como a única e definitiva solução para os problemas brasileiros nessa área e aqueles que dizem que o problema da educação não é dinheiro, mas boa gestão e dedicação. Nenhuma das posições resolve nossos problemas. Recursos são, sem dúvida, necessários para uma boa educação, mas não bastam. São condições necessárias, mas não suficientes.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Se colocarmos em gráfico o investimento por aluno e os resultados do exame PISA, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a relação entre investimento e desempenho é muito clara.

PUBLICIDADE

Como se observa no gráfico, existe uma relação clara entre investimentos no estudante e resultados dos exames internacionais (PISA). No entanto, a relação não é estritamente linear e há países que com menos investimentos obtiveram resultados muito acima da curva de expectativa, como Singapura, Coreia e Finlândia. Outros estão bem abaixo da expectativa, como Qatar, Israel, Brasil, entre outros, indicando outros fatores importantíssimos que influem nos resultados, além dos investimentos por aluno.

É claro pelo gráfico que investimentos menores do que US$ 5 mil por aluno não têm muita chance de alcançar resultados compatíveis com os países de melhor desempenho (da ordem de 500 pontos no PISA). Ambos, gestão e recursos são essenciais para se obter bons resultados - em educação, como em tudo o mais!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.