Inteligência artificial, polvos e robôs autônomos
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Inteligência artificial, polvos e robôs autônomos

Carolina Stanisci

13 Julho 2010 | 13h20

vinheta - fabio teixeira - pontoedu

Neil Jacobstein foi um dos especialistas que falaram, aqui na SU, a respeito de Inteligência Artificial. Para ele, existem muitas definições de inteligência, e algumas possuem questões bem mais profundas que a nossa vã filosofia consegue definir.

Para esses especialistas, há dois tipos de inteligência artificial: a forte e a fraca. A forte engloba a consciência, a senciência, a sapiência e a autoconsciência. A fraca são as demais habilidades. Imagine identificar esses tipos de inteligência em humanos e transpor para máquinas, por meio de engenharia reversa. É o que estão tentando fazer por aqui.

Lembram do astronauta Dan Barry? Ele palestrou na Fiap, em março deste ano, falando sobre adaptação. Foi interessante, na época, descobrir que o polvo é o organismo que mais se adapta à diversidade de situações e de ambientes. Nós, seres humanos, temos essa habilidade de adaptação. Mas, para isso, utilizamos nossa inteligência para criar ferramentas que possibilitem essa adequação.

Então, produzir uma máquina capaz de se adaptar a ambientes, caminhar em superfícies distintas, solucionar a melhor probabilidade, entre outros, tudo isso são formas de inteligência autônoma. No entanto, ainda não é a inteligência artificial que imaginamos a ponto de criar indivíduos como os seres humanos.

 

Big Dog, da Boston Dynamics

Big Dog, da Boston Dynamics

 

 

Na SU, Dan também falou sobre os avanços nessa área. Alguns exemplos sobre autonomia de robôs e autoprogramação foram mencionados.

Se quiserem entender um pouquinho mais, procurem por esses nomes: Big Dog e Little Dog, da Boston Dynamics, Shakey Robot, da SRI International, e o Leonardo The Gizmo teaching robot do MIT.

Em breve, mais novidades da Singularity University. That’s all folks!

Leia mais:

Impressora 3D: maquetes, protótipos e paredes
Explorando o espaço: mais uma aula na SU
Fazendas verticais e outros temas na SU
Blogueiro conhece fundador do Google
Blogueir na Universidade do Futuro