As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Intel e FGV lançam concurso para empreendedores

Redação

28 Abril 2010 | 11h25

Se você é empreendedor ou pequeno empresário, fique de olho nessa oportunidade. A Intel Brasil e a Fundação Getulio Vargas (FGV) abrem inscrições no dia 1º de maio para o Desafio Brasil 2010, uma competição em que os participantes aprendem sobre os obstáculos e oportunidades na busca por investidores.

Os inscritos devem apresentar projetos que serão avaliados de acordo com critérios como inovação e aplicação de tecnologia.  A etapa nacional da competição terá três fases, e os participantes defenderão seus projetos para investidores de risco (venture capitalists), professores e profissionais da indústria.

Pelo menos dois projetos brasileiros serão escolhidos para representar o Brasil na etapa América Latina da competição, que ocorre entre setembro e outubro e classifica para o Desafio Intel® + UC Berkeley Tecnologia e Empreendedorismo (IBTEC), na Califórnia (EUA). Os vencedores ganham prêmios em dinheiro e assessoria de empreendedores e investidores do Vale do Silício.

Criado em 2006, este ano o Desafio Brasil foi ampliado e terá etapas regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Florianópolis.

No ano passado…

Em 2009, os dois projetos premiados foram na área de desenvolvimento de microprocessadores e de comércio eletrônico (e-commerce). A SiliconReef, de Recife (PE), sagrou-se campeã por ter criado um microchip capaz de  aumentar a eficiência na captação e armazenamento de energia disponível no ambiente (térmica,solar,mecânica, etc.) de forma compacta.

Já o projeto Ninui, de Niterói (RJ), que ficou em segundo lugar, é uma plataforma de negócios especializada em mercados de nicho, envolvendo empreendedorismo, comércio eletrônico e inclusão digital.

Todos os seis projetos semifinalistas da edição 2009 foram procurados por fundos de venture capital e dois receberam aportes de capital.

Mais informações no site da competição.

Mais conteúdo sobre:

concursoempreendedorismofgvintel