Felipe Cordeiro
22 de maio de 2018 | 16h55
SÃO PAULO – Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Economia (Obecon). Os estudantes interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet no site do evento até sexta-feira, 25, ou por um aplicativo de celular e tablet disponível para os sistemas iOS e Android. Além de alunos dos ensinos fundamental e médio, qualquer pessoa que gosta de economia pode participar, já que haverá uma categoria aberta.
+++ FGV inova graduação de Economia e aluno passa a escolher ênfase
Os professores que inscreverem sua escola terão acesso a um relatório com dados da performance de seus alunos em comparação com os demais participantes. Foto: falovelykids/Pixabay
Os cinco melhores na Obecon representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia (IEO, na sigla em inglês), que ocorrerá de 14 a 22 de setembro em Moscou, na Rússia.
+++ Educação financeira se aprende no colégio
Organizada no País pelo Instituto Vertere, a Olimpíada é dividia em três fase e tem o objetivo de promover atividades que estimulem os participantes interessados em economia, negócios e finanças por meio da resolução criativa de problemas.
+++ O primo rico no Estadão: 3 dicas para ensinar educação financeira aos filhos
“As atividades propostas nas três fases da Obecon também vão exigir dos estudantes o pensamento analítico – principalmente a noção de ‘causa e consequência’ -, a curiosidade por fenômenos econômicos, a clareza em formular argumentos lógico-matemáticos e a capacidade de integrar conhecimentos novos à sua visão de mundo”, afirmou, em nota, o Instituto Vertere. “Esses conceitos serão muitas vezes explicados durante a própria atividade olímpica, de modo que o aluno saia da prova com um novo aprendizado e com diferentes formas de enxergar o que já sabia a respeito de determinado assunto.”
Calendário
= A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Economia ocorrerá de sábado, 26, até o dia 2 de junho, pela internet.
= Já a segunda etapa será no dia 9, em polos de apoio espalhados pelo Brasil.
= Por fim, a terceira fase será presencial, em local a ser definido. A organização explica que durante esta última etapa ocorre a classificação de apenas cinco participantes para representar o Brasil na Rússia.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.