PUBLICIDADE

Fuvest anula questão do vestibular 2011

Em nota, a Fuvest, que organiza o vestibular da USP, divulgou que decidiu anular a questão 57 (prova V), que se referia à pbra 'O cortiço', de Aluísio de Azevedo.  De acordo com texto da nota, a anulação deveu-se a equívoco na formulação da alternativa A. Nas outras versões, a mesma questão aparece como K-88, Q-27, X-73 e Z-42. A prova de primeira fase terá, portanto, 89 questões.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A primeira fase do vestibular da USP foi realizada no último domingo, dia 28. No mesmo dia, em entrevista ao Estadão. edu, o professor de história do Objetivo Francisco Alves da Silva apontou erro na questão 57 da prova V.

PUBLICIDADE

A resposta correta da questão é a letra A por eliminação das outras alternativas, que, segundo o professor, são "absurdas". O problema é que a letra A diz que a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão.

Para Francisco, o item estava errado. "Historicamente, o livro foi escrito no período anterior à abolição da escravidão, mesmo tendo sido publicado em 1890?, explica. "Inclusive a Bertoleza, uma das personagens principais da história, é uma escrava negra", ressaltou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.