As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Falha em questão 4 da prova de ciências humanas

Carolina Stanisci

04 Julho 2010 | 17h30

A Vunesp publicou em seu site nota lamentando a falha na impressão da questão de número 4 da prova de ciências humanas. O problema inviabilizou a avaliação da segunda parte da pergunta.

A Vunesp afirmou que só será avaliada, por conta disso, a primeira parte da questão, que pede que o vestibulando fale sobre a migração que a extração da borracha atraiu para a Amazônia, na passagem do século 19 para o 20.

Confira a questão na íntegra (em negrito, a parte que não saiu impressa na prova recebida pelos vestibulandos e que não será considerada):

 

Analise o texto.

 

Os 30 mil seringueiros que [Chico] Mendes ajudou a se organizarem são, tal como ele, descendentes de migrantes que foram

atraídos pelo grande

da borracha dominaram a produção do ‘ouro negro’, impondo preços tão altos que Manaus, cidade na selva, se tornou símbolo de

extravagância. Os altos preços, porém, levaram os britânicos a explorar seringais no Ceilão (Sri Lanca) e na Malásia, rompendo o

monopólio brasileiro. (…) A ganância dos grandes exploradores acabava por dificultar as coisas para o Brasil.

[Hoje] A história se repete. Num carrossel de calamidades, a queima da floresta agrava o efeito-estufa, interrompe o processo

que transforma o dióxido de carbono em oxigênio, mata inúmeras espécies e devasta aldeias indígenas

boom

da borracha, que ocorreu antes da Primeira Guerra Mundial. De 1890 a 1911, o Brasil e seus barões.

 

(O Brasil queima o futuro.

no site http://www.nytimes.com/1988.12.28/opinion/brazil-burns-the-future.html. Adaptado.)

The New York Times, 28.12.1988. Consultado em 18.03.2010,

 

O artigo acima foi publicado poucos dias depois do assassinato do líder sindical Chico Mendes e comparava a exploração da borracha

no Acre à atual devastação da Amazônia.

 

Caracterize a migração que a extração da borracha atraiu para a Amazônia na passagem do século XIX para o XX (motivos e procedência dos migrantes) e analise a atual condição da floresta (tipos de extrativismo, práticas agrícolas, políticas de conservação).

 

 

Mais conteúdo sobre:

falhaunespvestibular