Explorando o espaço: mais uma aula na SU

PUBLICIDADE

Por Carolina Stanisci
Atualização:

Vou contar um pouco sobre a palestra de exploração espacial que assisti aqui na SU (Singularity University). Meu primeiro contato com um astronauta foi em uma palestra ministrada por Dan Barry, na Fiap, em março. Achei o máximo conhecer alguém que viajou pelo espaço.

Agora, tive a oportunidade de conhecer mais um astronauta: Rusty Schweickart. Ele foi piloto do módulo lunar na missão Apollo 9, em 1969. Rusty falou um pouco sobre os interesses da Nasa em colonizar outros lugares fora da Terra e o que será preciso para que isso aconteça futuramente.

 

PUBLICIDADE

O que mais chamou a atenção foram as ideias que estão sendo testadas para diminuir o custo de lançamento. O objetivo principal  é reduzir os custos de US$10 mil por quilo para US$ 1 o quilo de massa lançada para o espaço.

Parece irreal, mas os pesquisadores estão caminhando nessa direção.

 Existem iniciativas privadas que também estão pesquisando tecnologias inovadoras para a exploração espacial. Eu vi a apresentação de um protótipo de motor que usa apenas 20% de gasolina. Vocês devem me perguntar: e o resto do combustível? Bom, eles usam tudo o que têm: água, café, refrigerante, molho, açúcar, refrigerante etc.

Publicidade

Parecia o motor do DeLorean do filme "De Volta para o Futuro". Ficção se tornando realidade.

Leia mais:

Fazendas verticais e outros temas falados na Universidade do FuturoBlogueiro na universidade do futuro conhece fundador do Google Larry PageBlogueiro na universidade do futuro

Legenda: Fabio, no câmpus da Nasa, ao lado de um propulsor de foguete espacial Crédito: Divulgação

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.