'Espero uma prova Unicamp'

Candidatos que se preparam para o segundo dia da segunda fase da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não esperam surpresas para a prova de hoje, com conteúdos de história e química. A universidade foi a única entre as três estaduais que não alterou o processo seletivo. As mudanças anunciadas entrarão em vigor somente em 2011.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Com provas já conhecidas, os alunos que concorrem a uma das 3.444 vagas sabem o que vão enfrentar. Erika Sayuri Nishiduka Costa, de 24 anos, faz pela primeira vez o processo seletivo desta universidade, mas conhece bem a estrutura das questões. "Em história teremos que analisar bem os textos e responder isso no item A. No item B, a questão sempre exige mais conteúdo, mas às vezes há dicas no enunciado que esclarecem por onde o candidato deve responder", disse. Em química, ela procurará demonstrar todo o encadeamento de raciocínio para resolver a questão. "Eles pedem para demonstrar, por isso escrevo tudo. Mas tem que ser direto, não dá tempo de fazer rascunho." As provas começam às 14h e terminam às 18h. O candidato deve chegar ao local antes desse horário. Os portões fecham às 13h45.

PUBLICIDADE

Erika é candidata a uma vaga em Engenharia Química e se diz tranquila. Às 12h50, ainda estava em casa, se preparando para sair. "Faço prova na Unip Paraíso, que é perto da minha casa. Ainda assim, vou sair daqui a pouco", conta.

As questões de ontem, com conteúdos de português e biologia, foram consideradas trabalhosas pelos professores de cursinhos. Mas Erika pondera. "Foi o estilo da Unicamp. Estava dentro do previsto."

O calor de domingo a fez sair da sala várias vezes. "Estava muito quente, eu saí para tomar um ar." Hoje ela diz que vai levar muita água. "E também chocolate, que não pode faltar."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.