Redação Estadão.edu
06 de janeiro de 2020 | 13h45
SÃO PAULO – O Ministério da Educação (MEC) informou que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 ocorrerá no dia 22 de novembro. O edital da prova está disponível no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 6.
O Enade é destinado a estudantes concluintes de cursos de graduação. Ingressantes também são inscritos, mas não fazem o teste. De acordo com o MEC, somente alunos habilitados que realizaram a prova podem obter o diploma de graduação.
De acordo com o MEC, somente alunos habilitados que realizaram o Enade podem obter o diploma de graduação Foto: MEC
Nesta edição, serão avaliados estudantes vinculados a 30 áreas de formação superior, por meio de cursos tecnológicos, de bacharelado e de licenciatura. Os estudantes habilitados para o Enade deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
“O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial”, afirmou, em nota, o ministério.
O MEC informou que em breve o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade, divulgará o edital com cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes.
Áreas relativas ao grau de licenciatura:
Áreas relativas ao grau de bacharel:
Áreas relativas ao grau de tecnólogo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.